Cofres públicos

Bolsonaro pede que TSE proíba PT de usar dinheiro do fundo eleitoral

Autor

31 de agosto de 2018, 22h02

O candidato à presidência pelo PSL Jair Bolsonaro pediu, nesta sexta-feira (31/8), que o Tribunal Superior Eleitoral proíba o PT de usar o fundo eleitoral da minirreforma de 2017 em sua campanha. A justificativa é a de que, como o ex-presidente Lula está inelegível, a utilização de verbas públicas pelo partido caracterizaria crime de apropriação indébita eleitoral, previsto no artigo 354-A do Código Eleitoral.

Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Bolsonaro quer proibir PT de usar dinheiro do fundo eleitoral.
Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

A petição assinada pelos advogados Karina Kufa, Amilton Kufa, Tiago Ayres e Gustavo Bebbiano, afirma que o dinheiro seria utilizado indevidamente e sem previsão de retorno aos cofres públicos. O texto aponta que dos R$ 20 milhões disponibilizados para a campanha petista, já foram gastos cerca de R$ 550 mil com material gráfico, numa “flagrante ofensa” à Lei das Inelegibilidades, à Constituição Federal e ao patrimônio público.

O partido também afirma que uma eventual demora do TSE para julgar o registro da candidatura do ex-presidente potencializaria os prejuízos. A petição ainda alega que a permissão de gastar dinheiro do fundo induziria os eleitores a votar num candidato inelegível, que não poderá tomar posse do cargo.

Clique aqui para ler a petição inicial.

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!