Opinião

11 de agosto é um dia comemorativo para toda a sociedade

Autor

  • Gamil Föppel

    é advogado professor da UFBA (Universidade Federal da Bahia) pós doutor em Direito Penal pela USP doutor em Direito pela UFPE e membro das comissões de Reforma da Lei de Lavagem de Dinheiro do Código Penal e da Lei de Execução Penal nomeado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

11 de agosto de 2018, 6h31

11 de agosto: dia comemorativo para toda a sociedade, pois é a data em que se festeja uma das figuras mais importantes para a defesa dos direitos dos cidadãos, o advogado. É verdade que a nobre profissão que é a advocacia, outrora uma das mais valorizadas do país, passa por momentos de crise, mas nada insuperável, tendo-se em conta a importância singular que esse ilustre profissional possui no cenário social.

O advogado é, de acordo com o que emana da Constituição, indispensável à administração da Justiça. Desse modo, é evidente que este exerce função essencial para o bom funcionamento do Judiciário, na medida em que é ele quem encampa os direitos de toda a população, assim como se opõe aos eventuais equívocos e abusos de poder circunstancialmente ocorrentes.

E é exatamente por ter escolhido lutar pela defesa de um processo regular, assim como pela tutela dos interesses dos cidadãos, que o advogado é, sem dúvida, o profissional que mais inova no cenário jurídico. Dessa forma, justamente por ampararem os interesses de quem representam, sempre dentro dos limites éticos impostos pelo Direito, é que os advogados criam e sustentam teses jurídicas, renovam, modificam, reconstroem, ajudam, decisivamente, como nenhum outro profissional, na evolução da ciência jurídica.

Sim, sem medo de errar, afirmo que o advogado, por ver no direito do outro o seu próprio direito, por ter, muitas vezes, que lutar contra um precedente há muito ultrapassado, não apenas é como também precisa ser o indivíduo mais pensante do mundo jurídico. E não se pode ter medo de labutar com a pretensão de atingir esse objetivo, afinal, a advocacia é uma profissão para corajosos, ainda que em tempos sombrios e nefastos para o Direito.

Ao longo de mais de 15 anos, vejo e vi gerações de advogados sendo formadas. É extremamente gratificante ver jovens apaixonados, vocacionados, descobrindo um novo horizonte. É singular participar da formação de jovens, desde o início da faculdade, e vê-los, anos depois, cerrando fileiras, lutando pelos direitos dos seus constituintes, enfrentando, sem falsa verborragia, com a coragem e a forca que lhes é peculiar, toda sorte de adversidade que passamos.

Lembremos também de que possuímos prerrogativas e que devemos lutar pela defesa destas, pois somos profissionais com o mesmo patamar hierárquico dos magistrados e do Ministério Público, e desse modo seremos tratados. Não se pode mais admitir que um advogado seja inferiorizado por quem quer que seja, pois somos essenciais à administração da Justiça, bem como à tutela dos direitos dos cidadãos.

Parabéns, nobres colegas, pelo nosso dia. Dia este em que se destaca o profissional que trabalha com o objetivo de fazer do Judiciário um local justo, onde qualquer cidadão terá suas garantias e seus direitos preservados.

Autores

  • Brave

    é advogado, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro das comissões de Reforma do Código Penal e da Lei de Execução Penal, nomeado pelo Senado Federal.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!