Consultor Jurídico

Artigos

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Opinião

11 de agosto é um dia comemorativo para toda a sociedade

Por 

11 de agosto: dia comemorativo para toda a sociedade, pois é a data em que se festeja uma das figuras mais importantes para a defesa dos direitos dos cidadãos, o advogado. É verdade que a nobre profissão que é a advocacia, outrora uma das mais valorizadas do país, passa por momentos de crise, mas nada insuperável, tendo-se em conta a importância singular que esse ilustre profissional possui no cenário social.

O advogado é, de acordo com o que emana da Constituição, indispensável à administração da Justiça. Desse modo, é evidente que este exerce função essencial para o bom funcionamento do Judiciário, na medida em que é ele quem encampa os direitos de toda a população, assim como se opõe aos eventuais equívocos e abusos de poder circunstancialmente ocorrentes.

E é exatamente por ter escolhido lutar pela defesa de um processo regular, assim como pela tutela dos interesses dos cidadãos, que o advogado é, sem dúvida, o profissional que mais inova no cenário jurídico. Dessa forma, justamente por ampararem os interesses de quem representam, sempre dentro dos limites éticos impostos pelo Direito, é que os advogados criam e sustentam teses jurídicas, renovam, modificam, reconstroem, ajudam, decisivamente, como nenhum outro profissional, na evolução da ciência jurídica.

Sim, sem medo de errar, afirmo que o advogado, por ver no direito do outro o seu próprio direito, por ter, muitas vezes, que lutar contra um precedente há muito ultrapassado, não apenas é como também precisa ser o indivíduo mais pensante do mundo jurídico. E não se pode ter medo de labutar com a pretensão de atingir esse objetivo, afinal, a advocacia é uma profissão para corajosos, ainda que em tempos sombrios e nefastos para o Direito.

Ao longo de mais de 15 anos, vejo e vi gerações de advogados sendo formadas. É extremamente gratificante ver jovens apaixonados, vocacionados, descobrindo um novo horizonte. É singular participar da formação de jovens, desde o início da faculdade, e vê-los, anos depois, cerrando fileiras, lutando pelos direitos dos seus constituintes, enfrentando, sem falsa verborragia, com a coragem e a forca que lhes é peculiar, toda sorte de adversidade que passamos.

Lembremos também de que possuímos prerrogativas e que devemos lutar pela defesa destas, pois somos profissionais com o mesmo patamar hierárquico dos magistrados e do Ministério Público, e desse modo seremos tratados. Não se pode mais admitir que um advogado seja inferiorizado por quem quer que seja, pois somos essenciais à administração da Justiça, bem como à tutela dos direitos dos cidadãos.

Parabéns, nobres colegas, pelo nosso dia. Dia este em que se destaca o profissional que trabalha com o objetivo de fazer do Judiciário um local justo, onde qualquer cidadão terá suas garantias e seus direitos preservados.

 é advogado, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro das comissões de Reforma do Código Penal e da Lei de Execução Penal, nomeado pelo Senado Federal.

Revista Consultor Jurídico, 11 de agosto de 2018, 6h31

Comentários de leitores

3 comentários

Ao nobre colega, Paulo Moreira

Rejane Guimarães Amarante (Advogado Autônomo - Criminal)

" Onde mora a amizade ?
Onde mora a alegria ?
No Largo de São Francisco,
Na velha Academia "

Parabéns aos colegas!

Paulo Moreira (Advogado Autônomo - Civil)

Em que pese as nossas divergências aqui na "Conjur", parabéns aos comentaristas que visitam o presente espaço: Marcos Pintar, Rejane (ou Rosane, não sei) Guimarães, Eduardo Oliveira, um sujeito cujo pseudônimo é "ADV", Observador, Alexandre Cunha (acho que estes não são advogados, mas parabéns também porque são grandes brasileiros), "Iludido Autônomo" e os demais que eu não me lembrei porque hoje é domingo e eu "tô de ressaca".

Outrossim, feliz dia dos pais também!

Quando se sente bater, no peito, a heroica pancada

Rejane Guimarães Amarante (Advogado Autônomo - Criminal)

...deixa-se a folha dobrada, enquanto se vai morrer.
Confraternizo com o nobre colega Gamil Foppel El Hireche pelo XI de Agosto !

Comentários encerrados em 19/08/2018.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.