Luto na Advocacia

Morre aos 87 anos o advogado e militante dos Direitos Humanos João Pinaud

Autor

23 de abril de 2018, 20h47

João Luiz Duboc Pinaud, jurista e militante dos Direitos Humanos, morreu nesta segunda-feira (23/4), aos 87 anos. De acordo com o portal O Fluminense, o corpo do advogado está sendo velado no Plenário Brígido Tinoco da Câmara de Vereadores de Niterói desde às 15h30 de hoje e será cremado na manhã desta terça (24/4).

Pinaud ocupou o cargo de presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) em 1998. Entre 2000 e 2002 foi secretário da Justiça do Rio de Janeiro. E, em 2008, disputou uma vaga de vereador do Rio de Janeiro pelo PSOL. Foi, ainda, membro da Casa da América Latina, da Comissão Permanente de Direitos Humanos do IAB e da Comissão de Direitos Humanos da OAB.

Entre suas obras publicadas estão os livros Tempo de Família, ganhador do prêmio do Instituto Nacional do Livro em 1985, Malvados e Mortos, Insurreição Negra e Justiça, e Direitos Humanos: Conquistas & Desafios.

Por causa da militância, durante a ditadura militar, João Pinaud teve seus direitos políticos cassados, perdendo sua cadeira na Universidade Federal Fluminense, onde lecionava no curso de Direito, e seu cargo de juiz do Estado.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!