Leia o voto

Embargos infringentes cumprem papel relevante no Direito brasileiro, diz Gilmar

Autor

20 de abril de 2018, 19h24

Os embargos infringentes contra as decisões das turmas do Supremo Tribunal Federal cumprem papel relevante e tradicional no Direito brasileiro, já que permitem ampliar o colegiado de julgamento da causa diante de uma questão controversa. A opinião é do ministro Gilmar Mendes, que votou em julgamento nesta quinta-feira (19/4) pelo cabimento do recurso que pretendia rever a condenação do deputado afastado Paulo Maluf (PP-SP).

Carlos Moura/SCO/STF
Para Gilmar, cabem embargos infringentes contra decisão de turma que julgar procedente a ação penal, bastando um voto favorável à defesa.
Carlos Moura/SCO/STF

Para ele, cabem os embargos infringentes contra decisão de turma que julgar procedente a ação penal, bastando um voto favorável à defesa, seja em questão processual ou material. “Os embargos infringentes são recurso com efeito suspensivo e, em consequência, a execução da decisão condenatória deve ser suspensa”, disse. Com esse entendimento, Gilmar seguiu o voto vencido do ministro Dias Toffoli.

O Plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu, por 6 votos a 5, que cabem embargos infringentes contra condenação das turmas da corte, mas a defesa só pode utilizar o recurso se ao menos dois dos cinco ministros de cada colegiado julgarem a favor do réu em ação penal.

A corrente majoritária seguiu o voto do relator do caso, ministro Luiz Edson Fachin. Para ele, no caso de Maluf, o único voto divergente — do ministro Marco Aurélio — tratou de nulidade processual, mas concordou no mérito quanto ao juízo condenatório. Ou seja, não absolveu Maluf do crime de lavagem de dinheiro. Por esse motivo, o recurso do político foi negado. Na mesma sessão de julgamento, Fachin concedeu Habeas Corpus de ofício em favor de Maluf, mantendo a prisão domiciliar do político. 

Clique aqui para ler o voto do ministro Gilmar Mendes.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!