Caso encerrado

Conselheiros da OAB prestam solidariedade a Lamachia após críticas de Toron

Autor

17 de abril de 2018, 14h02

Conselheiros federais da Ordem dos Advogados do Brasil prestaram solidariedade ao presidente da entidade, Claudio Lamachia, após criticas feitas pelo advogado Alberto Toron a suas posturas. As manifestações ocorreram nesta terça-feira (17/4) durante reunião do pleno da entidade. Os membros do colegiado disseram endossar a fala de Lamachia, de que alguns advogados botam interesses econômicos à frente da defesa da democracia.

José Luis da Conceição/OABSP
Para Toron, presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, tem se omitido diante de violações a garantias fundamentais dos cidadãos.
José Luis da Conceição/OABSP

O debate teve início quando Toron disse que a OAB está “acovardada” e declarou que a presidência do Conselho Federal está calada diante de ataques a garantias fundamentais da sociedade, como a presunção de inocência e o direito à ampla defesa. A fala foi registrada em entrevista ao jornalista Fernando Morais, com vídeo compartilhado neste sábado (14/4) pela ConJur. Lamachia respondeu no mesmo dia, afirmando que entidade preocupa-se com prerrogativas da classe e garantias individuais, e não em defender clientes de advogados.

Toron fez a tréplica neste domingo (15/4), com questionamentos às declarações: “Quem pediu que a OAB defendesse nossos clientes? Nós só pedimos que nossa entidade, de um jeito ou de outro, se manifestasse sobre as questões postas em debate”.

Advogados fizeram coro às críticas de Toron e o defenderam, mostrando-se preocupados com as posturas assumidas pelo presidente da entidade.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!