Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Caso encerrado

Conselheiros da OAB prestam solidariedade a Lamachia após críticas de Toron

Por 

Conselheiros federais da Ordem dos Advogados do Brasil prestaram solidariedade ao presidente da entidade, Claudio Lamachia, após criticas feitas pelo advogado Alberto Toron a suas posturas. As manifestações ocorreram nesta terça-feira (17/4) durante reunião do pleno da entidade. Os membros do colegiado disseram endossar a fala de Lamachia, de que alguns advogados botam interesses econômicos à frente da defesa da democracia.

Para Toron, presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, tem se omitido diante de violações a garantias fundamentais dos cidadãos.
José Luis da Conceição/OABSP

O debate teve início quando Toron disse que a OAB está “acovardada” e declarou que a presidência do Conselho Federal está calada diante de ataques a garantias fundamentais da sociedade, como a presunção de inocência e o direito à ampla defesa. A fala foi registrada em entrevista ao jornalista Fernando Morais, com vídeo compartilhado neste sábado (14/4) pela ConJur. Lamachia respondeu no mesmo dia, afirmando que entidade preocupa-se com prerrogativas da classe e garantias individuais, e não em defender clientes de advogados.

Toron fez a tréplica neste domingo (15/4), com questionamentos às declarações: “Quem pediu que a OAB defendesse nossos clientes? Nós só pedimos que nossa entidade, de um jeito ou de outro, se manifestasse sobre as questões postas em debate”.

Advogados fizeram coro às críticas de Toron e o defenderam, mostrando-se preocupados com as posturas assumidas pelo presidente da entidade.

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 17 de abril de 2018, 14h02

Comentários de leitores

8 comentários

Coisa feia !

Francisco Lobo da Costa Ruiz - advocacia criminal (Advogado Autônomo - Criminal)

Lamentável o que está ocorrendo, com objetivos nitidamente de tomar ou manter o poder de alguns, onde se destaca a vaidade e satisfação de interesses particulares. O importante é que a cada dia temos a possibilidade de conhecer melhor a indole dos que acham ser os "donos da OAB".

OAB tem que descer do muro

Marco Martins (Professor Universitário - Civil)

Juridicamente a prisão em segunda instância fere o sistema processual penal brasileiro. Por outro lado, a opinião pública clama por prisões e presídios.

A OAB tem que descer do muro, assim como fez na época do impeachment de Dilma.

Afinal, a OAB é contra ou a favor da prisão sem segunda instância?

solidariedade ao presidente

RitaBH (Advogado Assalariado)

Aff... esse Lamanchia me causa constrangimento.
O pior de todos os presidentes! nunca vi a OAB se calar tanto diante de tantas afrontas às nossas prerrogativas. Posso dizer: Fora rapidamente Lamanchia?

Ver todos comentáriosComentar