Biênio 2018-2020

Filho de ex-presidente do Supremo assume presidência do TRF-1

Autor

16 de abril de 2018, 20h16

O desembargador Carlos Eduardo Moreira Alves tomou posse, nesta segunda-feira (16/4), como presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região para o biênio 2018-2020, no lugar do desembargador Hilton Queiroz. Ele é filho do ministro Moreira Alves, ex-presidente e mais longevo decano do Supremo Tribunal Federal. No discurso de posse, o novo presidente do TRF-1 defendeu que a corte deveria ter mais magistrados. Disse ainda que o tribunal, que atente 14 estados, deveria ter mais servidores.

A vice-presidência será ocupada pelo desembargador federal Kassio Marques, e a nova corregedora regional será a desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso. Na cerimônia estiveram presentes a presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministra Laurita Vaz, o presidente do Senado em exercício, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e o representante da Câmara dos Deputados, deputado Paes Landim (PTB-PI). Membros do STJ que fizeram parte do TRF-1, como Reynaldo Soares da Fonseca e Assusete Magalhães, também foram ao evento.

Carlos Moreira Alves exerceu o cargo de corregedor da 1ª Região durante dois anos, até abril de 2016. Integra a corte desde 1998, em vaga destinada a representantes do Ministério Público Federal, instituição da qual foi membro por dez anos. De acordo com o Anuário da Justiça Federal 2018, como corregedor defendeu que as correições realizadas nas seções judiciárias observassem, além das falhas a serem corrigidas, também experiências exitosas, para que fossem propagadas em toda a 1ª Região. É a favorável a maior interiorização da Justiça e à prática de conciliação como resolução de conflitos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!