"Baluarte da advocacia"

Associação de advogados criminalistas homenageia José Roberto Batochio

Autor

16 de abril de 2018, 15h16

O criminalista José Roberto Batochio é "um baluarte da advocacia". Segundo nota da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas (Abracrim), Batochio, ex-presidente do Conselho Federal da OAB e ex-deputado federal, é a prova de que é possível atuar em defesa da justiça e da ética "em qualquer situação, em todas as frentes, em todos os momentos".

Batochio é um dos advogados do ex-presidente Lula. Foi ele quem sustentou a defesa do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal, quando o tribunal reafirmou que a pena de prisão pode ser executada antes do trânsito em julgado e liberou a prisão de Lula.

Leia a nota:

O grande filósofo Platão, nascido em Atenas no seio de uma família aristocrática, assistiu ao declínio do poder ateniense, à instalação do regime oligárquico dos Trinta Tiranos e, como mais cruel decepção, à condenação e a morte de seu mestre Sócrates.

No texto O Anel de Giges (in: A República), Platão traz a discussão sobre o conceito de justiça como um bem verdadeiro. Ao tratar da posição de Glauco, o filósofo coloca em destaque a visão de que qualquer homem, depois da descoberta do anel maravilhoso que o torna invisível, não praticaria a justiça se não estivesse submetido à vigilância das leis. A justiça, portanto, longe de ser um bem verdadeiro, seria apenas a convenção, contrá­ria à sinceridade, pela qual os homens, por temor de serem vítimas da injustiça, fingem cantar louvores.

José Roberto Batochio é um baluarte da advocacia.

A sua atuação destemida, ética, respeitosa, competente, responsável serve para toda a classe dos advogados brasileiros, de todas as áreas, como uma resposta a Glauco, no sentido da comprovação de que o profissional honesto atua de acordo com os ditames da justiça verdadeira em qualquer situação, em todas as frentes, em todos os momentos. Com sua biografia impecável, José Roberto Batochio é a prova viva de que a honradez e a firmeza de princípios são alguns dos maravilhosos pilares constitutivos do seu caráter e do seu modo de ser no mundo, de tal forma que nem mesmo o terrível Anel de Giges seria capaz de desvia-lo de um comportamento reto, altivo, honrado.

José Roberto Batochio, cofundador da Abracrim, juntamente com Evaristo de Moraes Filho e outros notáveis criminalistas brasileiros, receba o caloroso abraço de cada advogada e de cada advogado a quem sua trajetória inspira e incentiva.

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, neste momento difícil da vida brasileira, registra, com satisfação, o fato de ver Vossa Excelência, Dr José Roberto Batochio, exercer com galhardia a sagrada missão da advocacia criminal.

Redação aprovada pela unanimidade dos Presidentes Estaduais e membros do Conselho Nacional da Advocacia Criminal da Abracrim:

Elias Mattar Assad – presidente da Abracrim
Jader Marques – secretário-adjunto da Abracrim

ABRACRIM-AC – Carlos Venicius Ferreira Ribeiro Júnior

ABRACRIM – AL – Leonardo de Moraes Araújo Lima

ABRACRIM-AP – Cicero Bordalo Junior

ABRACRIM – AM – Cândido Honório Soares Ferreira Neto

ABRACRIM – BA – Fabiano Cavalcante Pimentel

ABRACRIM – CE – Cândido Albuquerque

ABRACRIM – DF – Michel Saliba

ABRACRIM – ES – Sharlene Maria de Fátima Azarias

ABRACRIM – GO – Alex Araújo Neder

ABRACRIM – MA – Erivelton Lago

ABRACRIM – MT – Michelle Marie de Souza

ABRACRIM – MS – Alexandre Franzoloso

ABRACRIM – MG – Deiber Magalhães

ABRACRIM – PA – Marcus Valerio Saavedra

ABRACRIM – PB – Sheyner Yàsbeck Asfóra

ABRACRIM – PR – Alexandre Salomão

ABRACRIM – PE – Emerson Davis Leonidas Gomes

ABRACRIM – PI – Francisco de Sales e Silva Palha Dias

ABRACRIM – RJ – James Walker Neves Corrêa Junior

ABRACRIM – RN – Aquiles P P Melo

ABARCRIM – RS – Jader Marques

ABRACRIM – RO – Aisla de Carvalho

ABRACRIM – RR – Ednaldo Gomes Vidal

ABRACRIM – SC – Hélio Rubens Brasil

ABRACRIM – SP – Mario Oliveira Filho

ABRACRIM – SE – Vitória Alves

ABRACRIM – TO – Sibele Biazotto

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!