Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

"Baluarte da advocacia"

Associação de advogados criminalistas homenageia José Roberto Batochio

O criminalista José Roberto Batochio é "um baluarte da advocacia". Segundo nota da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas (Abracrim), Batochio, ex-presidente do Conselho Federal da OAB e ex-deputado federal, é a prova de que é possível atuar em defesa da justiça e da ética "em qualquer situação, em todas as frentes, em todos os momentos".

Batochio é um dos advogados do ex-presidente Lula. Foi ele quem sustentou a defesa do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal, quando o tribunal reafirmou que a pena de prisão pode ser executada antes do trânsito em julgado e liberou a prisão de Lula.

Leia a nota:

O grande filósofo Platão, nascido em Atenas no seio de uma família aristocrática, assistiu ao declínio do poder ateniense, à instalação do regime oligárquico dos Trinta Tiranos e, como mais cruel decepção, à condenação e a morte de seu mestre Sócrates.

No texto O Anel de Giges (in: A República), Platão traz a discussão sobre o conceito de justiça como um bem verdadeiro. Ao tratar da posição de Glauco, o filósofo coloca em destaque a visão de que qualquer homem, depois da descoberta do anel maravilhoso que o torna invisível, não praticaria a justiça se não estivesse submetido à vigilância das leis. A justiça, portanto, longe de ser um bem verdadeiro, seria apenas a convenção, contrá­ria à sinceridade, pela qual os homens, por temor de serem vítimas da injustiça, fingem cantar louvores.

José Roberto Batochio é um baluarte da advocacia.

A sua atuação destemida, ética, respeitosa, competente, responsável serve para toda a classe dos advogados brasileiros, de todas as áreas, como uma resposta a Glauco, no sentido da comprovação de que o profissional honesto atua de acordo com os ditames da justiça verdadeira em qualquer situação, em todas as frentes, em todos os momentos. Com sua biografia impecável, José Roberto Batochio é a prova viva de que a honradez e a firmeza de princípios são alguns dos maravilhosos pilares constitutivos do seu caráter e do seu modo de ser no mundo, de tal forma que nem mesmo o terrível Anel de Giges seria capaz de desvia-lo de um comportamento reto, altivo, honrado.

José Roberto Batochio, cofundador da Abracrim, juntamente com Evaristo de Moraes Filho e outros notáveis criminalistas brasileiros, receba o caloroso abraço de cada advogada e de cada advogado a quem sua trajetória inspira e incentiva.

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, neste momento difícil da vida brasileira, registra, com satisfação, o fato de ver Vossa Excelência, Dr José Roberto Batochio, exercer com galhardia a sagrada missão da advocacia criminal.

Redação aprovada pela unanimidade dos Presidentes Estaduais e membros do Conselho Nacional da Advocacia Criminal da Abracrim:

Elias Mattar Assad - presidente da Abracrim
Jader Marques - secretário-adjunto da Abracrim

ABRACRIM-AC - Carlos Venicius Ferreira Ribeiro Júnior

ABRACRIM - AL - Leonardo de Moraes Araújo Lima

ABRACRIM-AP - Cicero Bordalo Junior

ABRACRIM – AM - Cândido Honório Soares Ferreira Neto

ABRACRIM – BA - Fabiano Cavalcante Pimentel

ABRACRIM – CE - Cândido Albuquerque

ABRACRIM - DF - Michel Saliba

ABRACRIM – ES - Sharlene Maria de Fátima Azarias

ABRACRIM – GO - Alex Araújo Neder

ABRACRIM – MA - Erivelton Lago

ABRACRIM – MT - Michelle Marie de Souza

ABRACRIM – MS - Alexandre Franzoloso

ABRACRIM – MG - Deiber Magalhães

ABRACRIM - PA - Marcus Valerio Saavedra

ABRACRIM – PB - Sheyner Yàsbeck Asfóra

ABRACRIM – PR - Alexandre Salomão

ABRACRIM – PE - Emerson Davis Leonidas Gomes

ABRACRIM - PI - Francisco de Sales e Silva Palha Dias

ABRACRIM - RJ - James Walker Neves Corrêa Junior

ABRACRIM - RN - Aquiles P P Melo

ABARCRIM – RS - Jader Marques

ABRACRIM - RO - Aisla de Carvalho

ABRACRIM - RR - Ednaldo Gomes Vidal

ABRACRIM – SC - Hélio Rubens Brasil

ABRACRIM - SP - Mario Oliveira Filho

ABRACRIM – SE - Vitória Alves

ABRACRIM – TO - Sibele Biazotto

Revista Consultor Jurídico, 16 de abril de 2018, 15h16

Comentários de leitores

4 comentários

É sério isso?

Pyther (Advogado Autônomo - Administrativa)

O texto do Anel de Giges permite duas interpretações, tanto de um lado quanto de outro. Se o bandido estiver certo de sua impunidade, praticará o ato sem discriminação e, ao ser pego, clamará por injustiça, abuso da lei, presunção de inocência.
Não senhores, não é a vida brasileira que se referem que anda difícil, é a vida dos criminalistas que agora precisam de algo mais do que as ferramentas outrora acessíveis.
Nossa vida de brasileiros honestos já está difícil há tempos, tempos mais sombrios do que estes.
Peço vênia para um texto aonde cabem também duas interpretações:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto."
A palavra está escrita mas a interpretação é de quem lê.
Para o bem ou para o mal.

Por mais jrb nestes tempos sombrios

MARCELLUS G. GERASSI PARENTE (Bacharel)

Irreparável texto da ABCRIM, acerca deste Baluarte da advocacia brasileira, de sempre e contemporânea. Que Deus nos oferte mais advogados com a verve e com a postura de advogados como Jose Roberto Batochio, para afastar a sombra destes tempos sombrios, onde até a outrora gloriosa e destemida OAB se acovarda.

Medalhões

O IDEÓLOGO (Outros)

Os medalhões da advocacia criminal, com uma Justiça eficiente e juízes prontos na defesa da República, se apequenam, se retraem, se equivocam.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 24/04/2018.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.