Temas do Direito

Prisão antecipada e ensino jurídico são temas de vídeos do MDA

Autor

4 de abril de 2018, 7h21

Os advogados Sergio Rosenthal e Fábio Ulhoa Coelho discutem dois temas atuais em programas curtos da TV MDA, produzidos pelo Movimento de Defesa da Advocacia. No primeiro vídeo, Rosenthal critica a possibilidade de se autorizar a prisão antecipada logo após condenação em segunda instância.

Ele afirma que a atual jurisprudência pode gerar situações injustas e parte da premissa de que o Judiciário nunca se equivoca. “Não se trata aqui de ser favorável ou não favorável ao cumprimento de uma pena (…) O que nós buscamos é a justiça das decisões”, diz.

Ulhoa Coelho aborda outro assunto que tem sido frequente em rodas de conversas no mundo do Direito: o uso da inteligência artificial e de recursos de big data em escritórios. Ele considera natural que muitas funções hoje cumpridas por advogados serão cumpridas por programas de computador.

Esse cenário, diz Coelho, exige um novo perfil de profissional “altamente especializado” que o ensino jurídico não tem conseguido preparar. Outra “armadilha” para o ensino do Direito, segundo ele, está nas exigências que o Ministério da Educação tem feito para instituições de ensino. Na avaliação do entrevistado, as demandas têm relação maior com outros tipos de ciência.

Assista aos vídeos:

 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!