Consultor Jurídico

Patrocinados

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Em SP, Rodrigo Capez, auxiliar de Toffoli lança livro sobre medidas cautelares

Com posfácio do ministro Dias Toffoli, o livro Prisão e medidas cautelares diversas: a individualização da medida cautelar no processo penal, do juiz Rodrigo Capez, será lançado em São Paulo nesta segunda-feira (25/9). A obra trata de assuntos que vêm gerando calorosos debates, muitos deles relacionados à operação “lava jato”, como prisão preventiva, condução coercitiva e execução provisória da pena.

O autor examina o direito de liberdade e as normas fundamentais da intervenção estatal nesse direito, de acordo com as mais recentes decisões do Supremo Tribunal Federal. “As medidas cautelares são alternativas à prisão e não substitutivas. O sistema de medidas cautelares pessoais no processo penal não mais gravita em torno da prisão preventiva, uma vez que o legislador instituiu um rol de medidas cautelares menos gravosas”, explica Rodrigo Capez.

Capez demonstra a existência do direito fundamental à individualização da medida cautelar pessoal, nas suas dimensões objetiva e subjetiva, e examina as consequências da omissão estatal constitucionalmente relevante, notadamente quanto à monitoração eletrônica.

Mestre em Direito Processual Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Rodrigo Capez exerce, atualmente, as funções de juiz auxiliar no gabinete do ministro Dias Toffoli, no Supremo Tribunal Federal.

O livro, à venda na Livraria ConJur, será lançado em São Paulo nesta segunda-feira (25), a partir das 18h, na livraria Saraiva do Shopping Pátio Higienópolis (Av. Higienópolis, 618).

Clique aqui para comprar o livro Prisão e medidas cautelares diversas: a individualização da medida cautelar no processo penal na Livraria ConJur.

 

Revista Consultor Jurídico, 25 de setembro de 2017, 14h46

Comentários de leitores

1 comentário

Felicitações

Simone Andrea (Procurador do Município)

Juiz Rodrigo Capez graduou-se na mesma turma que eu, sempre ótimo aluno e colega amistoso, querido por todos nós. Seus irmãos que também passaram pela FADUSP: Fernando Capez, Deputado Estadual, e Flávio Capez, advogado.

Comentários encerrados em 03/10/2017.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.