Nova equipe

Procurador que trabalhou no mensalão e zelotes vai coordenar "lava jato"

Autor

11 de setembro de 2017, 19h56

O procurador regional da República José Alfredo de Paula Silva será o novo coordenador do grupo de trabalho da “lava jato” na Procuradoria-Geral da República. Ele já atuou nas investigações e processos da Ação Penal 470, o processo do mensalão, no Supremo Tribunal Federal, e da zelotes, que apura venda de sentenças no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (11/9) pela procuradora-geral da República nomeada, Raquel Dodge. Ela também chamou os procuradores Hebert Mesquita, Luana Vargas e José Ricardo Teixeira para compor o grupo da “lava jato” em Brasília.

Mesquita integra atualmente a força-tarefa da zelotes, e Luana faz parte do grupo que atua dentro da greenfield, que apura desvios de recursos públicos e fraudes na administração de quatro dos maiores fundos de pensão de empresas públicas do país. Já Teixeira possui experiência em ações de combate ao trabalho escravo e à corrupção.

Dodge, que toma posse na próxima segunda-feira (18/9), apresentou outros nomes de pessoas que vão compor sua futura gestão à frente do Ministério Público Federal. Para chefe de gabinete, foi indicada a procuradora da República Mara Elisa de Oliveira, lotada em Petrolina (PE), onde exerce a chefia administrativa da unidade.

A secretaria de Comunicação Social será ocupada pela servidora do MPF, Dione Tiago, com 22 anos de experiência na área de jornalismo. A Secretaria de Direitos Humanos e Defesa Coletiva será ocupada pelo procurador regional da República André de Carvalho Ramos. Já a Secretária da Função Constitucional terá à frente o subprocurador-geral da República Paulo Gustavo Gonet Branco, que já exerce funções perante o Supremo Tribunal Federal.

Segundo a PGR, Dodge levou em conta aspectos como a especialização jurídica, o conhecimento dos problemas do país e a experiência profissional dos indicados e a participação profissional feminina. No dia 22 de setembro, ela já havia divulgado parte da sua equipe. Com informações da Assessoria de Imprensa do MPF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!