Falta de clareza

Ataques contra ministros tentam intimidar a Justiça, afirma AMB

Autor

8 de setembro de 2017, 20h27

A Associação dos Magistrados Brasileiros declarou, nesta sexta-feira (8/9), que o Poder Judiciário tem sofrido “constantes ataques” recentemente com vazamentos de denúncias contra ministros “sem quaisquer esclarecimentos”.

Veículos de imprensa publicaram nesta semana que ministros do Supremo Tribunal Federal foram citados em áudios entregues por delatores da JBS. Joesley Batista e seu subordinado Ricardo Saud conversam sobre a possibilidade de contratar José Eduardo Cardozo, que já foi ministro da Justiça e advogado-geral da União, para se aproximar de membros da corte.

Nas conversas, não se fala sobre troca de vantagens. São citados Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski. Os empresários afirmam que foram orientados pelo então procurador Marcelo Miller, próximo do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na hierarquia da PGR.

Para a AMB, “fica evidente o esforço que tem sido feito por setores descomprometidos com a democracia e a República, para atingir o Judiciário” e envolver a magistratura “no mar de corrupção que inundou a República brasileira”. A entidade afirma que os episódios têm sido acompanhados de propostas legislativas que tentam enfraquecer a Justiça.

Leia a íntegra da nota:

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), maior entidade representativa da magistratura brasileira, com mais de 14 mil juízes associados das esferas estadual, trabalhista, federal e militar, vem a público, uma vez mais, diante das últimas notícias amplamente divulgadas pela imprensa, reiterar a preocupação com os constantes ataques ao Poder Judiciário, numa nítida e cada vez mais clara tentativa de intimidar a Justiça.

Nestes últimos acontecimentos fica evidente o esforço que tem sido feito por setores descomprometidos com a democracia e a República, para atingir o Judiciário, incluindo, agora, o Supremo Tribunal Federal (STF), com vazamentos sem quaisquer esclarecimentos.

A atuação independente dos juízes brasileiros, da primeira instância à Suprema Corte, revelou ao Brasil níveis de corrupção nunca imaginados. Muitos dos envolvidos procuram de toda forma atingir o Poder Judiciário e envolvê-lo no mar de corrupção que inundou a República brasileira.

Nas últimas semanas, os ataques ao Poder Judiciário foram constantes. No âmbito do Congresso Nacional várias medidas de intimidação e enfraquecimento da Justiça foram propostas, somente ainda não aprovadas pelo bom senso da grande maioria dos parlamentares.

A AMB conclama a nação a manter vigília e firmeza, de maneira a garantir a apuração completa dos fatos, com a punição dos envolvidos em práticas delituosas e daqueles que tentam, desesperadamente e por meios obscuros, levar o Brasil e as suas instituições à ruína moral.

Jayme de Oliveira
Presidente da AMB

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!