Efeitos do temporal

Mesmo sem energia elétrica, vara no RS mantém audiências

Autor

26 de outubro de 2017, 6h51

Com criatividade e uma ajuda da tecnologia, a 1ª Vara Federal de Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, conseguiu driblar a falta de energia elétrica e fez três audiências no último dia 19 de outubro. A interrupção no funcionamento da rede elétrica foi consequência do temporal que atingiu o Estado, castigando fortemente aquela região.

As audiências de instrução e julgamento tinham como réu o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os depoimentos de testemunhas e autores foram registrados em áudio com o uso de um telefone celular e anexados posteriormente ao sistema de processo eletrônico.

Houve também tentativas de conciliação em todos os casos. Dois casos já foram sentenciados.

Segundo o juiz federal Ézio Teixeira, a iniciativa foi relevante, pois a tempestade aconteceu na noite imediatamente anterior ao dia das audiências. “Estavam intimadas as partes e testemunhas, compareceram à audiência. Eram pessoas de outras cidades, que se deslocaram a Santa Maria, mesmo diante dos impedimentos causados pelos temporais”, contou.

Além do uso do telefone celular para o registro do ato, magistrado e servidores se valeram da iluminação natural para realizar as suas atividades. Com informações da Assessoria de Imprensa da Justiça Federal do RS.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!