Solução consensual

Centro de Conciliação de Florianópolis chega a 3 mil acordos

Autor

21 de outubro de 2017, 14h26

Em 14 meses de existência, o Centro de Conciliação de Florianópolis completou 3 mil acordos na última quinta-feira (19/10). Desde que foi criado, o centro já fez 4,9 mil audiências, atingindo um índice de eficiência de 61%, superior a média estadual que é de 46,8%. No total, já foram revertidos R$ 137 milhões em verbas trabalhistas aos beneficiados pelas conciliações. 

A criação dos centros de conciliações seguem determinação da Resolução 174/2014, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de disputas de interesses na esfera da Justiça do Trabalho. Em Florianópolis, os magistrados se anteciparam e criaram a unidade um mês antes da publicação da resolução.

Para o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) José Ernesto Manzi, corregedor eleito, os centros de conciliação são uma excelente alternativa para aperfeiçoar a prestação jurisdicional. “O elevado número de acordos permite que os juízes dediquem mais tempo e esforço para a instrução processual e a elaboração das sentenças. Por outro lado, as pautas também ficam mais curtas, agilizando a tramitação processual dos casos em que não houve acordo”, analisou. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-12.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!