Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Lição de casa

Tribunal de Ética da OAB-RS suspendeu 6,2 mil advogados em 11 anos

A Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul excluiu 50 advogados e suspendeu temporariamente 6,2 mil profissionais nos últimos 11 anos, sendo 295 somente em 2017. Os dados foram apresentados pelo presidente da OAB-RS, Ricardo Breier, em artigo publicado no site Espaço Vital.

Breier exalta a importância do TED: 17,4 mil processos julgados em 11 anos. Vítor Rosa - OAB/RS

No texto, Breier destaca a importância do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB e diz que a seccional gaúcha está fazendo a lição de casa em busca de uma nação mais correta. 

"A OAB-RS tem clareza da sua responsabilidade em cobrar posturas das autoridades e exigir maior transparência dos governos. Ao mesmo tempo, a entidade está fazendo o seu dever de casa, até porque ninguém está isento da convivência de comportamentos eticamente indesejados", diz Breier.

Ao parabenizar o trabalho do presidente do TED, César Souza, Breier ressalta que o tribunal tem respeitado a defesa dos acusados, com julgamentos isentos e deixando o corporativismo de lado.

Leia o artigo publicado por Ricardo Breier, presidente da OAB-RS:

A necessidade de termos uma nação mais correta e ordeira é fruto do esforço de todos. Sem exceção. A seccional do Rio Grande do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) tem clareza da sua responsabilidade em cobrar posturas das autoridades e exigir maior transparência dos governos. Ao mesmo tempo, a entidade está fazendo o seu dever de casa, até porque ninguém está isento da convivência de comportamentos eticamente indesejados. 

O ano de 2017 vem sendo marcado por ajustes internos visando à qualificação do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-RS. Houve investimentos da atual diretoria e designadas prioridades para que a entidade pudesse realizar um trabalho ainda mais transparente e adequado às demandas. À frente do tribunal, o presidente César Souza vem tendo uma atuação qualificada e dedicada. De janeiro até 25 de setembro de 2017, o TED julgou 719 processos. 

Após os julgamentos, 295 advogados foram suspensos temporariamente. A relevância do TED se mostra ainda mais importante quando se analisam os números dos últimos 11 anos (de 2007 a setembro de 2017). Foram 17.485 processos julgados, sendo que 6.298 advogados receberam suspensão temporária. Além disso, 50 advogados foram excluídos da OAB-RS neste mesmo período. A nossa utopia é termos um TED com agenda livre. Enquanto esse dia não chega, o tribunal se faz necessário não apenas para condenar: um julgamento isento é a oportunidade de advogados se defenderem de acusações indevidas, assegurando absolvições. Estamos fazendo a lição de casa deixando o corporativismo de lado. 

A OAB-RS, em sua história de mais de 85 anos, construiu uma credibilidade junto aos gaúchos. Seguiremos cobrando posturas éticas de nossos representantes. E, olhando para nossa realidade, o empenho será permanente para que posturas de colegas que não se coadunam com nossa trajetória — uma absoluta minoria — sejam efetivamente julgadas.

A Ordem faz a sua parte para avançar na construção de um País mais justo e correto".

Revista Consultor Jurídico, 20 de outubro de 2017, 13h23

Comentários de leitores

4 comentários

Até parece ...

PEREIRA (Advogado Autônomo - Civil)

Se vocês querem "uma nação mais correta e ordeira" comecem por vocês: primeiro, prestando contas da imensa fortuna que arrecadam aos tribunais de contas; segundo, respeitando para valer o inciso II, do artigo 44 do Estatuto na parte que da obrigação da OAB na DEFESA dos advogados.

Arrecadação

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

A grande maior, senão todos, é porque não pagou a anuidade.

O advogado e a mala de dinheiro

O IDEÓLOGO (Outros)

Conta a lenda que dormia
Um advogado furioso
A quem só despertaria
Uma mala de dinheiro.
Procurando o tal advogado
Seguindo em seu caminho
Em um lindo corcel negro
Um esforçado equivocado, enfrenta sol e chuva.
O advogado em sono profundo,
Sonha em morte a sua vida,
E orna-lhe o peito avantajado
Uma medalha da advocacia.
Longe o equivocado vem
Sem saber que intuito tem,
Rompe o caminho fadado.
Mas cada um cumpre o Destino –
O advogado em estado de catarse
E o equivocado preocupado com a entrega da mercadoria.
Naquela estrada mágica
havia uma estranha curva
Que foi ultrapassada
Naquele momento sublime
O equivocado chega
Enquanto o advogado ronca.
Mas, a vida é cheia de coincidências
Naquele momento esperado,
O advogado percebe
que aquele equivocado
era ele com uma mala cheia de dinheiro falso.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 28/10/2017.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.