Luto no jornalismo

Empresário Luiz Fernando Levy, dono da Gazeta Mercantil, morre em SC

Autor

3 de outubro de 2017, 12h49

Morreu na madrugada desta terça-feira (3/10), em Florianópolis (SC), aos 78 anos de idade, o empresário Luiz Fernando Levy, herdeiro de Herbert Levy, fundador da Gazeta Mercantil, que foi por anos o mais importante jornal sobre economia e negócios do país.

O velório será no Crematório Vaticano, em Florianópolis, a partir das 15h. Levy vinha padecendo nos últimos meses de múltiplos problemas. A causa da morte, segundo sua filha Antônia, foi insuficiência renal crônica. Levy deixa a viúva, Cármen, e cinco filhos: Luciana, Mariana, Luiz Fernando, Sofia e Antônia.

Levy mudou-se para Florianópolis no início deste ano. Sua rotina nos últimos anos foi a de cuidar das dívidas deixadas por seus empreendimentos que fracassaram.

A Gazeta Mercantil nasceu em 1920 como um boletim diário do mercado, foi o mais tradicional jornal de economia do Brasil, dirigido durante anos pela família de Herbert Levy. Passou por várias crises nos últimos anos, teve uma equipe reduzida, mas ainda superava largamente em vendas e tiragem (com 140 mil exemplares) outros importantes jornais econômicos do país, como Valor Econômico e Jornal do Commercio, segundo a Wikipédia.

Num segundo momento, o licenciamento pelo uso da marca do jornal foi do empresário Nelson Tanure, do grupo Docas Investimentos — que conseguiu na justiça uma rescisão do contrato de arrendamento da marca — ao tomar conhecimento de que o débito fiscal chegava à casa do bilhão de reais. Antes disso, Tanure tentou manter o jornal pela Internet. A crise que deflagrou na transferência do controle acionário da família Levy para Nelson Tanure ocorreu no final da década de 1990 e início dos anos 2000.

O jornal passou por uma drástica reestruturação nos seus últimos anos. Teve a sua redação unificada com os demais produtos jornalísticos da empresa, o Jornal do Brasil, a revista Forbes Brasil e a agência de notícias InvestNews.

Em maio de 2009, Nelson Tanure anunciou que devolveria a administração do jornal aos proprietários anteriores, não se responsabilizando mais pela publicação. Alegou que herdou dívidas de mais de R$ 200 milhões só em processos trabalhistas. Dessa forma, a última edição do jornal foi a de 29 de maio de 2009, mas Luiz Fernando Levy anunciou que o jornal ainda voltaria a circular.

*Texto alterado às 13h28 do dia 3 de outubro de 2017 para correção.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!