Desenvolvimento local

Câmara aprova captação de recursos de municípios por cooperativa

Autor

29 de novembro de 2017, 16h48

O Plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (28/11) proposta que autoriza as cooperativas de crédito a captar recursos de municípios, de seus órgãos ou entidades e das empresas controladas por eles. De autoria do deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), o Projeto de Lei Complementar 100/2011 foi aprovado por unanimidade pelos 363 deputados presentes à sessão. O texto será agora encaminhado para o Senado.

Segundo o autor do projeto, a medida vai beneficiar principalmente os municípios onde não existem instituições bancárias oficiais, apenas cooperativas de crédito. Na justificativa do projeto, Domingos Sávio afirma que há mais de 400 localidades nessa situação.

Em outro trecho da justificativa, Domingos Sávio afirmou que uma das grandes vantagens das cooperativas de crédito é que elas podem atender às necessidades locais conforme se estabelecem as prioridades, ou seja, em um determinado município poderá ser criada uma linha de crédito específica para fomentar determinadas atividades.

“Nesse contexto, é inconcebível aceitar que existam reservas de mercado para o desenvolvimento do país, como é o caso da impossibilidade das prefeituras depositarem seus recursos nas instituições financeiras que de fato estão localizadas em seus municípios e que neles promovem o desenvolvimento e o fortalecimento da economia por meio da oferta de crédito, da geração de emprego e renda, da formação de poupança e da melhoria da qualidade de vida da população”, destacou. Com informações da Agência Brasil.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!