Representante de classe

Dividida, entidade de juízes de São Paulo define presidente neste sábado

Autor

24 de novembro de 2017, 14h41

A Associação Paulista de Magistrados vai eleger neste sábado (25/11) a nova diretoria da entidade para o biênio 2018-2019. Os dois candidatos à Presidência já compõem a atual cúpula, mas se dividiram em chapas opostas: o juiz Fernando Figueiredo Bartoletti lidera o grupo “Unidos pela Magistratura”, enquanto o juiz Thiago Elias Massad está à frente da “Apamagis Avança”.

Acervo pessoal/Reprodução
Fernando Bartoletti afirma que vai “combater com firmeza, ativismo e altivez” ataques contra a magistratura.
Acervo pessoal/Reprodução

Bartoletti é membro do atual conselho da associação. Formado pela Faculdade de Direito da USP e titular da 15ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, hoje é chefe do gabinete civil da Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Em redes sociais, prometeu reforçar a presença da Apamagis no cenário jurídico nacional, aprimorar a equipe de defesa que cuida das prerrogativas e promover reuniões virtuais para ampliar a participação dos associados, por exemplo.

Acervo pessoal/Reprodução
Thiago Massad planeja, se eleito, criar “gestão compartilhada” e ampliar mecanismos de defesa de prerrogativas.
Acervo pessoal/Reprodução

Massad é diretor-adjunto do Departamento de Secretaria da entidade e juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de Mauá, com graduação em Direito pela PUC-SP.

Também em redes sociais, declarou que adotará “gestão compartilhada”, ampliará mecanismos de defesa de prerrogativas e promoverá pesquisas de opinião com associados para propor projetos de lei sobre a carreira, entre outros planos.

Os dois se comprometem a definir estratégias contra ataques a juízes e desembargadores em meios de comunicação. Fernando Bartoletti já declarou que é preciso “combater com firmeza, ativismo e altivez todos os ataques que a magistratura enfrenta”. Thiago Massad afirmou que é um dos principais papéis da Apamagis defender qualquer associado “alvejado por notícias que maculam sua imagem e/ou do Judiciário”.

Ambos têm percorrido comarcas apresentando propostas para juízes de primeiro grau e pensionistas. Também concorrem conselheiros, que, mesmo ligados a cada candidato, serão definidos de forma individual.

Cerca de 3.150 magistrados podem participar da escolha. O processo já começou no dia 1º de novembro, com abertura de urnas em prédios forenses e pedidos para que associados enviem cartas com um dos nomes. Neste sábado, ainda será possível votar na sede social da Apamagis, na capital paulista, das 8h às 15h. Servidores do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo ficarão responsáveis pela apuração, no mesmo dia, que será transmitida ao vivo no site da entidade.

O cenário de disputa diverge da última votação, em 2015, quando o juiz Jayme Martins de Oliveira Neto foi reeleito em chapa única. Ele deixou a cadeira neste ano, quando passou a comandar a Associação dos Magistrados Brasileiros. No lugar dele assumiu o desembargador Oscild de Lima Junior.

Confira a lista dos membros de cada chapa, de acordo com a ordem na cédula:

Chapa “Unidos pela Magistratura”
Presidente: Fernando Figueiredo Bartoletti
1° vice-presidente: Vanessa Ribeiro Mateus
2° vice-presidente: Claudio Antonio Soares Levada

Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal
Antônio Raphael Silva Salvador
Carlos Fonseca Monnerat
Érika Silveira de Moraes Brandão
José Rodrigues Arimatea
Luís Fernando Nishi
Maria de Fátima Gomes de Oliveira
Miguel Petroni Neto
Nilton Santos Oliveira
Pedro Cauby Pires de Araújo
Renzo Leonardi
Roque Antonio Mesquita de Oliveira
Maria Domitila Prado Manssur


Chapa: “Apamagis Avança”
Presidente: Thiago Elias Massad
1° vice-presidente: José Maria Mendes Gomes
2° vice-presidente: Laura de Mattos Almeida

Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal
Alexandre Jorge Carneiro da Cunha Filho
Antonio Maria Patiño Zorz
Carla Themis Lagrotta Germano
Domingos de Siqueira Frascino
Flavio Fenóglio Guimarães
Heber Mendes Batista
José Roberto Peiretti de Godoy
Lauro Mens de Mello
Luciana Almeida Prado Bresciani
Marcus Frazão Frota
Rogerio Marrone de Castro Sampaio
Ulisses Augusto Pascolati Junior

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!