Nova desembargadora

Desembargadora Kenarik Boujikian integrará 15ª Câmara Criminal do TJ-SP

Autor

22 de novembro de 2017, 13h42

Reprodução
Órgão Especial do TJ-SP decidiu, por unanimidade, enviar Kenarik Boujikian para a 15ª Câmara Criminal da corte.
Reprodução

A nova desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo, Kenarik Boujikian atuará na 15ª Câmara Criminal da corte.

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo definiu sua vaga, por unanimidade, nesta quarta-feira (22). A julgadora foi promovida a desembargadora por merecimento no último dia 9, também por unanimidade.

A carreira de Kenarik ficou em evidência nos últimos meses depois de ter sido censurada pelo TJ-SP, por, supostamente, ter ido contra o princípio da colegialidade. A decisão foi muito criticada pelo Conselho Nacional de Justiça, que a anulou por 10 votos a 1.

Na sessão que analisou o caso de Kenarik, o ministro João Otávio Noronha, corregedor nacional de Justiça, afirmou que “o TJ-SP agiu mal” ao arrumar “uma desculpa estapafúrdia para censurar ao fundo e ao cabo a decisão meritória da juíza”.

As acusações contra a, agora, desembargadora, conhecida por seu perfil garantista, foram duramente criticadas por juízes, advogados, defensores públicos e outros operadores de Direito. Em nota, o  Instituto Brasileiro de Ciências Criminais disse que magistrados têm o direito de “decidir de acordo com a sua convicção, sem que haja espaço para pressões ou influências externas e/ou internas”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!