Declaração indevida

Empresa indenizará médico que caiu na "malha fina" do Imposto de Renda

Autor

16 de novembro de 2017, 10h28

Uma empresa terá que indenizar um médico residente por dar informações erradas à Receita Federal sobre os pagamentos feitos a ele, fazendo com que ele caísse na malha fina. Além de não informar que a bolsa paga ao residente é isenta de imposto, a empresa informou pagamentos que não foram efetivados.

Após ser autuado pela Receita e descobrir o erro na declaração da empresa ao Fisco, o médico pediu indenização pelos danos materiais decorrentes da cobrança, além de indenização por danos morais. A empresa contestou as alegações, dizendo que entregou a relação de pagamentos efetuados por ela e que o residente não seria isento do imposto por ter mais de uma renda. Para a empresa, o residente caiu na "malha fina" por ter omitido outros rendimentos à Receita Federal.

Ao julgar o caso, a juíza Audrey Choucair Vaz, da 15ª Vara do Trabalho de Brasília, concluiu que no início há congruência nos valores registrados pela empresa. Porém, a juíza entendeu que não há prova dos valores declarados como pagos pela empresa referentes aos últimos quatro meses de contrato. 

Esse valor maior não comprovado, segundo a juíza, impactou a base de cálculo do imposto de renda do médico, e consequentemente, levou ao pagamento (ou à cobrança) de imposto de renda a mais, com a cobrança de juros e multa pela ausência de declaração desse valor no IRPF.

Audrey Choucair Vaz explicou que ainda que o autor da reclamação tivesse outras fontes de renda, o valor da bolsa relativa à residência médica estava integralmente isento de imposto de renda, em razão de expressa previsão legal (Lei 9.250/1995).

Ao reter o imposto e não fazer esse registro na declaração de rendimentos pagos encaminhada à Receita Federal, a empresa induziu o Fisco a erro, e consequentemente, à cobrança indevida do imposto relativo à bolsa de residência médica. Desse modo, a empresa deve indenizar o autor pelos prejuízos causados.

A empresa também foi condenada a indenizar pelos danos morais. Segundo a juíza, a conduta da empresa levou o autor a receber autuação da Receita Federal, obrigando o residente a negociar administrativamente parte de sua dívida com a União e sofrer execução fiscal.

Tudo isso, de acordo com a juíza, trouxe "desassossego, incômodo, dificuldade e constrangimento", ficando patente o dano moral. A magistrada arbitrou o valor da indenização, nesse ponto, em R$ 10 mil. Cabe recurso contra a sentença. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-10.

Processo 0001003-82.2016.5.10.0015 (PJe-JT)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!