Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Sem razoabilidade

Juízes vão ao STF contra aumento na alíquota de contribuição previdenciária

Entidades de juízes ajuizaram ação no Supremo Tribunal Federal contra a Medida Provisória 805/2017, que fixou alíquota progressiva para os servidores públicos federais. Segundo as associações, a elevação dos percentuais de contribuição viola os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade.

O artigo 37 da MP instituiu uma progressividade para incidência da contribuição previdenciária ao fixar duas alíquotas: uma de 11% sobre a parcela dos vencimentos igual ou inferior ao limite máximo do Regime Geral da Previdência Social, e outra de 14% para servidores públicos federais com salários acima de R$ 5.531,31. O texto também suspendeu o reajuste salarial previsto para 2018. 

A Associação Nacional dos Magistrados Brasileiros, a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho e a Associação dos Juízes Federais do Brasil argumentam que a mudança eleva em 27,27% a contribuição praticada até agora “para não receber praticamente nada do estado em contrapartida e não ter assegurada uma previdência digna”.

As entidades destacam ainda que a Constituição não autoriza alíquota progressiva para a contribuição previdenciária de servidor público. O relator do processo é o ministro Ricardo Lewandowski. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

Clique aqui para ler a petição inicial.
ADI 5.812

Revista Consultor Jurídico, 11 de novembro de 2017, 17h12

Comentários de leitores

2 comentários

Cala a boca Terta!

Karlos Lima (Oficial de Justiça)

... Tem pessoas que fazem comentários que o melhor seria nada falar...

Indigência franciscana

José R (Advogado Autônomo)

São servidores tão mal remunerados...
Tem alguns - do mais baixo grau funcional - que chegam a receber apenas 70.000,00 mensais... Há, também, os de patamar superior, que percebem até 250.000,00.
Que humilhação! E ainda querem aumentar a contribuição previdenciária... que injustiça! Estão querendo acabar com a Lava Jato pela asfixia econômica. Liminar já!

Comentários encerrados em 19/11/2017.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.