As atenuantes existentes no Código Penal para quem comete crime antes dos 21 anos podem deixar de existir. O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (7/11), o Projeto de Lei 2.862/04, que retira essa possibilidade do Decreto-Lei 2.848/40. Para criminosos maiores de 70 anos, no entanto, foram mantidas as atenuantes e o prazo menor de prescrição.

Shutterstock
O texto aprovado também acaba com a redução à metade dos prazos de prescrição quando o criminoso era menor de 21 anos na época do crime. Por outro lado, inclui a permissão para maiores de 16 anos e menores de 18 anos apresentarem queixa nas delegacias sem a presença do adulto responsável.
Aprovada na forma de uma emenda substitutiva, a matéria será enviada agora ao Senado.
Bloqueio de celulares
Na mesma sessão parlamentar, os deputados aprovaram projeto que obriga empresas de telefonia a instalar bloqueadores de celular em presídios. As empresas terão 180 dias, a partir da publicação da lei, para colocar os equipamentos. O texto também segue para análise dos senadores. Com informações das agências Brasil e Câmara.
Comentários de leitores
1 comentário
Parabéns ao parlamento
Pedro MPE (Promotor de Justiça de 1ª. Instância)
Ainda que pontual, excelente reforma parcial do CP. Falta agora a Câmara voltar a movimentar as questões relacionadas ao ECA, ainda que seja para a adoção de um sistema misto de responsabilidade penal.
Comentários encerrados em 16/11/2017.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.