Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Juízes vs. políticos

Semelhanças com situação da Argentina impressionam juristas do Brasil

Brasileiros que foram para Buenos Aires neste fim de semana discutir política e corrupção na América Latina, em evento organizado por Eugenio Raúl Zaffaroni, se impressionaram com as semelhanças na situação política e jurídica entre a Argentina e o Brasil.

Na última sexta-feira (3/11), o ex-vice-presidente Amado Boudou foi preso, investigado de enriquecimento ilícito durante o governo de Cristina Kirchner. Poucos dias antes, já havia sido preso, o ex-ministro Julio De Vido, que comandou a parte de obras públicas no governo de Cristina.

A própria ex-presidente foi convocada para dar declarações à Justiça.

Juristas que estavam no país vizinho enxergaram no caso de Cristina uma espécie de “ensaio” para a situação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Se, por lá, couber à Justiça varrer Cristina do cenário político, acham provável que a cena se repita em território brasileiro.

O professor de Direito Constitucional Pedro Serrano, que estuda a situação jurídica na América Latina, explica que as semelhanças no que ele classifica como “medidas de exceção no interior da democracia” não são de hoje.

São movimentos, explica o autor do livro Autoritarismo e golpes na América Latina, que esvaziaram o sentido dos direitos humanos e das constituições do período pós-guerra. Eles foram sentidos nos Estados Unidos e na Europa nos anos 1990, mas foram percebidos no Brasil e na Argentina há pouco.

Revista Consultor Jurídico, 5 de novembro de 2017, 16h06

Comentários de leitores

3 comentários

Xapuletada neles! Canalhas, não passarão!

Bolsonaro do Entretenimento Adulto (Outros)

Por que impressiona?
É mais comum do que se imagina em governos esquerdistas! Xapuletada neles!

Novo Convênio

joaovitormatiola (Serventuário)

Esse é o novo convênio do site com o site do Brasil 789

é claro que é semelhante.... é a Esquerda

analucia (Bacharel - Família)

é claro que é semelhante.... é a Esquerda que desgovernou na América Latina por décadas, e à qual Zaffaroni é filiado "!!!!

Comentários encerrados em 13/11/2017.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.