Ambiente favorável

Empresas analisam quais TRTs são menos rigorosos antes de estabelecer sedes

Autor

30 de março de 2017, 14h12

As diferenças no nível de rigor entre os tribunais regionais do Trabalho passaram a ser consideradas pelas empresas na hora de definir onde se estabelecer. Por isso, tem mais chance de receber a nova companhia uma cidade sob a jurisdição de um TRT menos rigoroso com o empregador.

Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, estudo feito pelo escritório Machado Meyer concluiu que, no Rio Grande do Sul, os empregadores foram ordenados a pagar R$ 12.400 por processo — 41% a mais que na Grande São Paulo, onde a base salarial é maior. 

"Os tribunais regionais do Trabalho são muito diferentes entre eles, e há empresas que deixam de ir a uma cidade por conta do perfil dos juízes", diz a advogada Caroline Marchi, sócia do Machado Meyer. 

O escritório elaborou um coeficiente sobre qual o impacto dos pagamentos ordenados por juízes para cada real de salário pago aos funcionários. A atuação do Ministério Público do Trabalho não entra na elaboração do coeficiente, mas é também levada em conta no momento de escolher onde sediar a empresa. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!