Ranking de Notícias

Vazamentos do MPF e condução coercitiva de blogueiro foram destaques da semana

Autor

25 de março de 2017, 8h05

A operação “lava jato” provocou duas discussões que ganharam destaque nesta semana: a atuação do Ministério Público Federal em investigações e também o sigilo de fonte de jornalistas. A primeira começou logo no domingo (19/3), quando a ombudsman do jornal Folha de S.Paulo, Paula Cesarino Costa, relatou que notícias sobre a “lava jato” são semelhantes porque membros do MPF passaram informações sigilosas a um grupo de jornalistas, por meio de entrevista coletiva em off (sem revelar a fonte).

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, declarou que a divulgação de dados protegidos por sigilo virou regra, como consequência da espetacularização de operações, mas continua sendo crime. Ele sugeriu ainda o descarte do material tornado público. Já o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse que a acusação de vazamentos no MPF vem de “mentes ociosas e dadas a devaneio” e de quem tem “disenteria verbal”.

Outro episódio peculiar ocorreu quando o juiz federal Sergio Moro determinou a condução coercitiva do blogueiro Eduardo Guimarães para que ele declarasse, em depoimento à Polícia Federal, quem vaza informações ao seu blog, além de autorizar apreensão de documentos. Segundo a defesa, Moro disse que Guimarães não era jornalista, embora a Constituição assegure o sigilo da fonte a todo cidadão, “quando necessário ao exercício profissional”. Dias depois, o juiz retirou do inquérito o nome da fonte.

Terceirização liberada
A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (22/3), texto-base de uma proposta de 1998 que libera a terceirização das atividades-fim em empresas, inclusive na administração pública, por 231 a favor, 188 contrários. Hoje, sem lei específica sobre o tema, vale jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho que só permite a prática em atividades-meio (que não são o foco central da empresa). O projeto, já aprovado pelo Senado, seguirá para sanção presidencial. Clique aqui para ler a notícia.

Cadeira ocupada
Alexandre de Moraes tornou-se oficialmente um dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal, em breve cerimônia com a presença do presidente Michel Temer. A partir de seus textos na coluna Justiça Comentada, que assinou na revista eletrônica Consultor Jurídico, é possível ter uma ideia de como ele pretende se posicionar em diversos temas. Clique aqui para ler a notícia.


Audiência
Medição do Google Analytics aponta que a ConJur recebeu 1 milhão de visitas e teve 1,6 milhão de visualizações de página entre os dias 17 e 23 de março. A terça-feira (21/3) foi o dia com mais acessos, quando o site recebeu 230,8 mil visitas.

O texto mais lido, com 53,9 mil acessos, foi a notícia sobre a condução coercitiva de um blogueiro, autorizada pelo juiz Sergio Moro. A medida foi tomada para que Eduardo Guimarães declarasse, em depoimento à Polícia Federal, quem passou informações ao seu Blog da Cidadania. Clique aqui para ler a notícia.

Com 29,4 mil leituras, ficou em segundo lugar no ranking notícia sobre a aprovação do Projeto de Lei 4.302/1998, que libera a terceirização das atividades-fim, dá aval à chamada “pejotização” e estabelece a responsabilidade subsidiária (e não solidária) da empresa contratante. Clique aqui para ler a notícia.


As 10 mais lidas
Moro determina condução coercitiva e apreende laptop de blogueiro para descobrir fontes
Terceirização de atividades-fim é aprovada pela Câmara dos Deputados
ICMS sobre taxa de distribuição de energia é válido, decide STJ
Opinião: A carne fica fraca mesmo é quando vê os holofotes
Opinião: Os alvarás judiciais, o Banco do Brasil e a dignidade da advocacia
Desembargador e advogados tornam-se réus por venda de decisões
Empresa não deve pagar salários entre alta previdenciária e restauração de benefício
Não há dano moral se autor da ação começou discussão, diz juíza
Fux recua e permite prisão de juiz condenado direto em segundo grau
Alegando “isonomia”, desembargador manda mulher de Cabral de volta à prisão


Manchetes da Semana
Depois de quebrar sigilo, Moro recua em caso de fontes de blogueiro
Pedido de abertura de inventário implica aceitação tácita da herança, afirma STJ
Por demora em acordos, TCU vai declarar quatro empresas da “lava jato” inidôneas
Parcelamento de multa não extingue automaticamente execução fiscal
PGR deve se explicar sobre vazamento de informações sigilosas, diz Gilmar Mendes
Moro determina condução coercitiva de blogueiro para descobrir fontes
Recurso em ação de improbidade não suspende execução de sentença
Planejar greve da PM pelo WhatsApp vira motivo de prisão no Espírito Santo
Multa por litigância de má-fé não exige comprovação de dano processual
TST nega caráter discriminatório em dispensa de trabalhadora com câncer
Empresa não deve pagar salários entre alta previdenciária e restauração de benefício
Em três anos de “lava jato”, Moro condenou 92 réus em 26 sentenças

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!