Consultor Jurídico

Comentários de leitores

4 comentários

Limitados

O IDEÓLOGO (Cartorário)

Os juristas, em sua maioria, são limitados intelectualmente. Nos USA, por exemplo, em alguns julgamentos, são chamados médicos, biólogos, físicos, químicos, criminólogos, matemáticos, bioquímicos, psiquiatras, contadores, sociólogos, historiadores e etc.

A dignidade humana

Rejane Guimarães Amarante (Advogado Autônomo - Criminal)

Dr. Aury e Dr. Alexandre, congratulações pelo excelente artigo, conciso, fundamentado e muito oportuno. Sem sombra de dúvida, todas as ciências que têm por objeto o ser humano e seu meio social devem cultivar a maior imparcialidade e objetividade, não cedendo aos preconceitos e interesses pessoais. O problema é que, quem conhece de perto os profissionais da Psicologia e Psiquiatria, ressalvadas as honrosas exceções, sabe que aqueles profissionais, quanto instados a apresentar um laudo ou a manifestar-se no meio jurídico, parece que ficam seduzidos ou deslumbrados com o Poder e tornam-se, de fato, "cientificamente" autoritários. Um exemplo bárbaro ocorreu na Inglaterra, senão me engano entre as décadas de 1940 e 1960, de um Psiquiatra que filmou uma sessão de eletrochoque numa paciente, com o detalhe de que fez uma incisão no couro cabeludo até atingir o cérebro e, sem anestesia, foi aplicando choques elétricos em diferentes pontos do cérebro da paciente. Isso foi mostrado num documentário da BBC. A paciente sobreviveu e foi dada alta e pensão do Estado. Prosseguiu no tratamento ambulatorial e passou a viver uma vida normal, a não ser pelos preconceitos de alguns vizinhos. Um deles, mais atrevido, toda vez que a paciente saía para a rua, gritava "por que você não volta para o hospício ?", e ela respondia "eu tenho que matar você para voltar". A cada dia fica mais evidente, a meu ver, que as pessoas devem abraçar uma profissão pela vocação, e não pelo retorno financeiro ou prestígio.

Psiquiatria em Humanas?

Sã Chopança (Administrador)

Antes que me questionem, Psiquiatria é especialidade médica, sem dúvida, mas é objeto de estudo em humanas. Quando comentei, tinha em mente Michel Foucault. Psiquiatria e humanas, tudo a ver!

Um dos Melhores.

Sã Chopança (Administrador)

Este foi um dos melhores artigos que já li nessa coluna. Muito esclarecedor. Operadores do Direito não devem ficar enclaururados em leituras exclusivamente jurídicas. Precisam enveredar por outros ramos de humanas.

Comentar

Comentários encerrados em 1/04/2017.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.