Aprimoramento da Justiça

Lançada nova edição do Prêmio Innovare; inscrições vão até 15 de maio

Autor

17 de março de 2017, 10h16

Estão abertas, até o dia 15 de maio, as inscrições para o Prêmio Innovare, que tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

A 14ª edição do prêmio foi lançada nesta quinta-feira (16/3) no Superior Tribunal de Justiça. Nesta edição, além das categorias tradicionais, o Innovare vai contemplar ideias que ajudem a solucionar os problemas do sistema penitenciário brasileiro.

Um projeto premiado na edição anterior foi apresentado como exemplo de iniciativa aplicável ao sistema penitenciário: a otimização eletrônica de benefícios de execução penal, desenvolvida pelo Tribunal de Justiça do Paraná para controle da progressão de regime, de modo a uniformizar os procedimentos.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site do Instituto Innovare. Serão contempladas as seguintes categorias: Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. Além dessas categorias, a comissão julgadora poderá premiar uma iniciativa sobre o sistema penitenciário.

Desde 2004, primeiro ano do prêmio, o Innovare já avaliou mais de 5 mil iniciativas. Participam da comissão julgadora ministros do STJ e do Supremo Tribunal Federal, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do Judiciário.

Prêmio reconhecido
“Em tempos de crise, é necessário buscar soluções criativas, que devem aflorar em nós. O Innovare levará em conta a eficiência, a celeridade, a praticidade e o alcance social dessas iniciativas em prol da modernização do acesso ao Judiciário”, a ministra Laurita Vaz, presidente do tribunal.

Ela lembrou que o STJ já foi premiado em duas ocasiões pelo Innovare: em 2009 pela iniciativa da digitalização dos processos, e em 2016 pelo trabalho de triagem e automação de decisões em recursos com vícios processuais.

“Nós temos de pensar fora da caixa, sair do lugar comum e ter dinamismo na vida. As inovações premiadas pelo Innovare são um exemplo de algo que deu certo e emplacou na sociedade”, resumiu o o ministro aposentado do STF Carlos Ayres Britto, presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!