Igualdade de gênero

Advogada Maíra Fernandes é homenageada no Rio por defesa de causas feministas

Autor

9 de março de 2017, 19h19

A advogada criminalista Maíra Fernandes, sócia da banca Técio Lins e Silva, Ilídio Moura e Advogados Associados, recebeu da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) o Diploma Mulher Cidadã Leolinda Figueiredo Daltro, dedicado a mulheres com trajetórias de lutas em defesa das causas feministas. A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho da Alerj.

Reprodução/Facebook
À frente do Conselho Penitenciário do RJ, Maíra Fernandes promoveu ações para assegurar itens de higiene básica a detentas.
Reprodução/Facebook

“Recebo o prêmio não por mim, mas por todas as mulheres invisíveis pelas quais já me engajei e em defesa das quais ainda preciso fazer mais, muito mais. Ainda há um longo caminho a percorrer em defesa da igualdade e do respeito às mulheres em nosso país”, afirmou Maíra, que é chefe de gabinete do Instituto dos Advogados Brasileiros e foi presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro.

O nome dela foi indicado pela advogada Margarida Pressburger e acolhido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj, presidida pela deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB).

“Diariamente, as mulheres batalham por condições de trabalho e se opõem à violência. Dessa forma, contribuem para um processo crescente de emancipação e empoderamento”, disse a parlamentar. As deputadas Martha Rocha (PDT), Tia Ju (PRB), Daniele Guerreiro (PMDB), Ana Paula Rechuan (PMDB), Márcia Jeovani (DEM) e Fatinha (SDD) também participaram da entrega do diploma.

As 10 escolhidas, contando Maíra, foram indicadas por organizações da sociedade civil. Entre elas há professoras, advogadas, profissionais da área de saúde e líderes sindicais. Além de Maíra Fernandes, receberam o diploma Dilcéia da Rocha Quintela, Suzete Paiva dos Santos, Ludmila Fontenele, Célia Citeli Pereira, Lígia Doutel de Andrade, Maria Adelina Di Mare Salles, Maria Celina de Oliveira, Maria do Espírito Santo Tavares dos Santos e Shirley da Costa Behrends.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!