Medida justificada

Ministro do STJ mantém prisão preventiva de Lúcio Funaro, aliado de Eduardo Cunha

Autor

30 de maio de 2017, 15h09

Por não visualizar nenhuma ilegalidade flagrante na decisão que determinou a prisão preventiva de Lúcio Funaro, o ministro Rogerio Schietti Cruz, do Superior Tribunal de Justiça, negou pedido de liminar para suspender o decreto de prisão.

Investigado na operação "lava jato", que apura um esquema de corrupção na Petrobras, Lúcio Funaro é apontado como operador do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Reprodução
Lúcio Funaro teve sua prisão decretada pelo STF em junho de 2016. Foto: Reprodução

No recurso em habeas corpus apresentado ao STJ, a defesa alegou que Funaro estaria sofrendo coação ilegal em decorrência do acórdão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região que manteve sua prisão preventiva ao negar HC anterior. A prisão foi decretada em 23 de junho de 2016 pelo Supremo Tribunal Federal.

A defesa contestou a fundamentação da ordem de prisão, afirmando que não haveria risco de reiteração delitiva, pois, com toda a publicidade em torno de seu nome e com o monitoramento das autoridades sobre suas atividades, Funaro não teria como cometer novos crimes. Por isso, e também porque os delitos de que é acusado não teriam envolvido violência, afirmou que seria cabível a aplicação de medidas cautelares alternativas à prisão.

Em seu voto, o relator, ministro Rogerio Schietti Cruz, destacou que Lúcio Funaro é acusado de desempenhar papel relevante na engrenagem criminosa investigada pela operação "lava jato" e que há fundado receio de reiteração delitiva, o que representa motivação suficiente para manter a prisão cautelar.

Reportando-se ao decreto de prisão assinado pelo ministro Teori Zavascki, do STF, Schietti lembrou que Funaro seria o responsável por fazer operações financeiras a fim de ocultar a origem de recursos públicos desviados e pagar propinas a políticos.

Em sua decisão, Schietti menciona ainda a periculosidade do acusado, que, segundo o processo, em várias ocasiões teria ameaçado pessoas envolvidas em esquemas de propinas ou em razão de desavenças comerciais.

As investigações apontaram indícios do envolvimento de Funaro em crimes contra a administração pública, o sistema financeiro e a ordem tributária, de lavagem de dinheiro, ameaça e extorsão.

“Tais elementos afastam a plausibilidade jurídica do direito tido como violado, sobretudo em razão de se mostrarem suficientes as razões invocadas no decreto preventivo para embasar a ordem de prisão do ora recorrente, porquanto contextualizaram, em dados concretos dos autos, a necessidade cautelar de segregação do réu”, concluiu o relator ao negar a liminar.

O mérito do HC ainda será julgado pela 6ª Turma do STJ. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

Clique aqui para ler a decisão.
RHC 84.526

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!