Manifestação legítima

Reitor da UFRJ é absolvido de improbidade por ato contra impeachment de Dilma

Autor

25 de maio de 2017, 15h29

Evento promovido por universidade pública, fora de seu campus, em defesa de uma causa não é ato de improbidade administrativa. Com base nesse entendimento, a 21ª Vara Federal do Rio de Janeiro negou ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal contra o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberto Leher, e a ex-presidente do Centro Acadêmico do curso de Engenharia Thaís Zacharia.

Reprodução/YouTube
Reitor da UFRJ, Roberto Leher foi acusado pelo MPF de improbidade por participar de ato fora do campus contra o impeachment de Dilma Rousseff.
Reprodução/YouTube

O processo foi aberto depois que a universidade promoveu, em praça pública, o evento "UFRJ em Defesa dos Direitos Sociais, Políticos e Conquistas Democráticas", em abril do ano passado. O ato era contrário ao impeachment da presidente Dilma Rousseff.

No entendimento do MPF, o reitor utilizou patrimônio público para promover visão político-partidária particular. Já a estudante Thaís Zacharia foi acusada na ação de ter prometido emitir certificado de horas extracurriculares a estudantes que participassem do evento.

Em sua decisão, a juíza Maria Alice Paim Lyard destacou que, diferentemente do que foi afirmado pelo MPF, o evento “sequer foi realizado no interior da universidade” e que diferentes setores da sociedade se manifestaram contra e a favor da questão, incluindo outras universidades públicas, Ordem dos Advogados do Brasil, associações e sindicatos.

Em relação às alegações contra a estudante, a juíza disse que não há provas que confirmem a denúncia no MPF no e-mail enviado pela líder do Centro Acadêmico aos calouros. “O próprio MPF sequer alega que houve expedição de certificados pelo evento e os termos de declaração demonstram justamente o contrário”, ressaltou Maria Alice.

Liberdade de expressão
O reitor da UFRJ disse que a decisão é importante para a democracia no país. “Reconhece que o pensamento é livre e que a liberdade de expressão é princípio pétreo da democracia. A universidade não pode deixar de elaborar conhecimento sobre a vida social. Defender a democracia e os direitos sociais fundamentais do povo não pode ser confundido com manifestações facciosas”, disse Leher.

“Temos compromisso com a defesa dos direitos sociais, muitos deles materializados na Constituição Federal. A UFRJ estava certa ao alertar a sociedade de que a democracia, a ética pública e os direitos sociais estavam ameaçados”, acrescentou. Com informações da Agência Brasil.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!