Amor irrestrito

Parlamento alemão aprova legalização do casamento homossexual

Autor

30 de junho de 2017, 17h17

A legalização do casamento homossexual foi aprovada na Alemanha. Com 393 votos favoráveis, 226 contrários e 4 abstenções, o parlamento do país aprovou, nesta sexta-feira (30/6), um projeto liderado pelos social-democratas.

iStockphoto
Casamento gay foi aprovado no parlamento alemão com 393 votos favoráveis.
iStockphoto

Além do Partido Social Democrata (SPD, sigla em alemão), o projeto recebeu o apoio dos deputados da Esquerda e dos Verdes, além de integrantes da União Democrata-Cristã (CDU), partido de Merkel, que, mesmo contrária à mudança, liberou o voto.

A chanceler foi uma das primeiras a depositar seu voto na urna, colocada no centro do Plenário, e escolheu o cartão vermelho, que representava o "não" à legalização do casamento entre homossexuais. A provação do projeto rompeu um acordo de coalizão com os conservadores do partido de Merkel faltando três meses para as eleições gerais.

O porta-voz social-democrata, Thomas Oppermann, defendeu o passo dado por seu partido, que forçou a discussão da iniciativa antes do término da legislatura, recuperando um projeto de lei de 2015 que já tinha passado pelo Bundesrat, a câmara alta, e que estava estacionado no Bundestag.

Em nome da União Democrata-Cristã, o líder do grupo parlamentar, Volker Kauder, se transformou em porta-voz dos que defendem que "o casamento é a união entre um homem e uma mulher", mas disse respeitar seus companheiros que têm opinião diferente.

"Eu, pessoalmente, nunca colocarei minha assinatura em algo que represente o casamento para todos, por motivo de consciência", declarou Kauder, que expressou dúvida sobre a constitucionalidade da lei, ao entender que a concepção cristã do casamento está protegida na lei fundamental alemã.

Do mesmo partido, o deputado Khan Marco Luczak defendeu o "sim" ao projeto ao lembrar que o respeito, o amor e a convivência são valores tradicionais que devem ser defendidos pelos conservadores. Com informações da Agência Brasil.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!