Sem Petrobras

Fachin envia delações sobre Lula e seu filho para a Justiça Federal em São Paulo

Autor

26 de junho de 2017, 17h45

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, enviou para a Justiça Federal de São Paulo depoimentos de executivos da Odebrecht que citam o ex-presidente Lula e seu filho Cláudio. O caso havia sido remetido a Curitiba, mas, depois de agravo regimental da defesa do ex-presidente, Fachin reconsiderou o despacho e concluiu que os depoimentos devem ser analisados em São Paulo.

Instituto Lula
Depoimentos de executivos da Odebrecht que citam o ex-presidente Lula e seu filho Cláudio serão analisados pela Justiça Federal em são Paulo.
Instituto Lula

Nos depoimentos, Emílio Odebrecht, ex-presidente da empresa, e o ex-diretor Alexandrino Alencar dizem que a construtora financiou a criação de um campeonato de futebol americano. A liga foi idealizada e seria de propriedade de Cláudio Lula Inácio da Silva. Os executivos dizem que foi Lula quem fez os pedidos de financiamento. Os depoimentos fazem parte das delações premiadas dos executivos.

A Procuradoria-Geral da República havia pedido para que os depoimentos fossem enviados à 13ª Vara Federal de Curitiba, onde corre a “lava jato” em primeiro grau, para que se apure a necessidade de instauração de inquérito.

Inicialmente, Fachin concordou com o pedido. Mas, em agravo, a defesa de Lula alegou que os fatos não tinham relação com a Petrobras, cujos contratos são o objeto de investigação da “lava jato”. Como os fatos supostamente aconteceram em São Paulo, disseram os advogados Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira, o processo deve ser instaurado na Justiça Federal paulista. Com informações da assessoria de imprensa do STF.

PET 6.842

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!