Extensão indevida

Militar inativo do antigo DF não recebe gratificações por risco de vida

Autor

12 de junho de 2017, 11h30

Militares inativos do antigo Distrito Federal ou do extinto Estado da Guanabara (ambos são hoje a cidade do Rio de Janeiro) não têm direito às gratificações por risco de vida, uma vez que a Lei 10.486/2002 só promoveu a extensão dos benefícios elencados na própria norma. Esse foi o entendimento firmado pela Turma Nacional de Uniformização (TNU).

No caso em questão, pensionista do extinto Estado da Guanabara acionou a Justiça pedindo a equiparação com os beneficiários da folha de pagamento do atual Distrito Federal. A solicitação foi acatada pela 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais do Rio de Janeiro, que reconheceu o direito à vinculação remuneratória entre as duas categorias.

Porém, a Advocacia-Geral da União recorreu à TNU de Jurisprudência contra o acórdão. Com base no artigo 14 da Lei 10.259/2001, a AGU apontou que a decisão contraria jurisprudência dominante do Superior Tribunal de Justiça e pediu a uniformização do entendimento.

“A extensão de vantagens, de que trata o artigo 65 da Lei 10.486/2002, refere-se apenas àquelas previstas na própria lei. Assim, inviável a concessão, aos impetrantes, de vantagens criadas por legislação superveniente e destinadas, exclusivamente, aos militares do Distrito Federal, conforme determina a Súmula 339 do STF”, aponta a decisão do STJ no Mandado de Segurança 13.833.

Sem respaldo
Os advogados da União explicaram que “o cerne da questão é a equiparação de pessoal, o que não encontra respaldo algum em nosso ordenamento jurídico”. Para comprovar o argumento, destacaram a Súmula 339 do STF e o inciso XIII do artigo 37 da Constituição.

Dessa forma, a Advocacia-Geral da União pediu, além da uniformização de entendimento de acordo com a jurisprudência do STJ, a reforma da decisão que havia determinado a equiparação.

Ao analisar o pedido de uniformização, a TNU acolheu a tese da AGU e firmou o entendimento de que a extensão da gratificação por risco de vida não é devida aos militares inativos do antigo DF, tendo em vista que a Lei 10.486/2002 só promoveu a extensão das gratificações elencadas na própria norma.

“Analisando o inteiro teor do julgado, em que pese tratar-se de gratificação relativa à Gratificação de Condição Especial de Função Militar e Vantagem Pecuniária Especial, instituídas pelas Leis 10.874/2004 e 11.134/2005 aos policiais militares do ex-território federal, se extrai do referido julgado que é incabível a concessão de vantagens criadas por legislação superveniente e destinadas, exclusivamente, aos militares do atual DF”, decidiu a corte. Com informações da Assessoria de Imprensa da AGU.

Processo 2013.51.51.025914-9

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!