Consultor Jurídico

Opinião: Desvincular receitas para emitir passaporte é inconstitucional

23 de julho de 2017, 9h00

Por Cleyber Valença

imprimir

Recentemente houve ampla divulgação nos meios de comunicação de que inúmeros Brasileiros estavam sem receber os passaportes que haveriam solicitado junto à Polícia Federal. Segundo informado pelos órgãos competentes nessas matérias jornalísticas, a Casa da Moeda não estaria recebendo os valores pagos para a impressão dos documentos, uma vez que os documentos de arrecadação estariam direcionando verbas para o Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades-fim da Polícia Federal (Funapol).

Por isso, a solução provisória que o governo federal estaria dando ao caso seria o pedido de orçamento complementar para o custeio e emissão dos documentos de viagem dos brasileiros. Mas será que está correto o procedimento adotado pelos órgãos públicos envolvidos na escassez de verbas para a emissão de passaporte?

O Funapol foi criado pela Lei Complementar 89, de 18 de fevereiro de 1997, e como seu nome já destaca, tem como finalidade o “Aparelhamento e Operacionalização das Atividades-fim da Polícia Federal”

Dentre as receitas destinadas ao Funapol, estão os valores de emissão dos Passaportes, consoante previsão expressa no artigo 3º, inciso I, alínea “b”, da LCP 89/1997. Aí reside, em nosso sentir, a inconstitucionalidade e o abuso das autoridades federais, comprometendo a regular emissão de importante documento de viagem e trabalho dos cidadãos comuns.

Explica-se.

Das noções mais elementares no direito tributário, está a classificação dos tributos pelos artigos 145, 148, 149 e 149-A, todos da Constituição Federal de 1988, que assim os divide em impostos, taxas, contribuição de melhoria empréstimos compulsórios e contribuições especiais.

Nessas lições básicas, ainda é possível extrair que as taxas são tributos devidos em razão de serviço público específico (no caso, a emissão do passaporte) e divisível (para cada cidadão). Ou seja, o valor pago pelo cidadão comum é uma taxa, tributo que não comporta desvinculação para outras finalidades diversas daquela para a qual são instituídos.

Em comparação grosseira, não usar o valor das taxas pagas para a emissão de passaporte é a mesma coisa que pagar para participar de um concurso público e perceber, na hora do certame, que não há dinheiro para a impressão das provas ou para pagamento de quem as vai corrigir.

Desse modo, é relevante perceber que os valores das taxas pagas para a obtenção dos passaportes não deveriam estar sendo destinados ao Funapol ou, em assim sendo, não poderiam ter outra finalidade que não a expedição do documento de viagem, sob pena de desvirtuação abusiva do tributo em questão.

Daí a clara inconstitucionalidade na desvinculação da receita de emissão dos passaportes, uma vez que os montantes das taxas adimplidas pelos contribuintes tem destinação específica e divisível, segundo a Constituição de 1988.

Por esse motivo, já se multiplicam o número de liminares em mandados de segurança concedidos pelas Seções Judiciárias espalhadas pelo país. Também não se pode argumentar que a desvinculação seria permitida pela Emenda Constitucional 93, de 08 de setembro de 2016, uma vez que o artigo 76, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (por ela modificado), deixa clara a limitação de apropriação de apenas 30% dos montantes recolhidos das taxas federais.

Por isso, jamais o valor integral recolhido dos contribuintes poderia estar sendo destinado ao aparelhamento e operacionalização da Polícia Federal ou qualquer outra finalidade, de modo que não se justifica o argumento utilizado de que não haveria dinheiro para a emissão do documento em pauta.

Considere-se, ainda, que houve recente reajuste no valor da taxa cobrada para a emissão de passaportes em mais de R$ 100, que representa aumento superior a 60% do valor anterior. Assim, nos parece óbvio que os cidadãos lesados por estas práticas de desvinculação de receita para a emissão do passaporte devem recorrer ao Poder Judiciário para obter a emissão dos seus documentos em prazo razoável, vedando a utilização dos montantes integrais para outras atividades das autoridades públicas.