Advogado no comando

MDA apoia indicação de Marcelo Barbosa para a presidência da CVM

Autor

12 de julho de 2017, 17h22

A indicação do advogado Marcelo Barbosa para a presidência da Comissão de Valores Mobiliários recebeu o apoio do Movimento de Defesa da Advocacia. O nome do profissional foi sugerido pelo Ministério da Fazenda à Presidência da República.

“A Entidade externa o apoio à indicação do especialista Marcelo Barbosa para o cargo, realizada pelo Ministério da Fazenda, e espera que seu nome seja rapidamente confirmado”, diz o MDA em nota.

Esse apoio faz parte de um movimento, do qual a Associação dos Advogados de São Paulo também faz parte, para que a CVM volte a ser presidida por um advogado. Para as entidades, esse presidenciável deve ser especializado em Direito Societário e do Mercado de Capitais.

São justamente essas as áreas em que Barbosa atua e leciona. Ele é sócio do escritório Vieira, Rezende, Barbosa e Guerreiro e professor de Direito Societário e Mercado de Capitais do Programa de Educação Continuada da FGV Direito (RJ).

Em maio, a Aasp e o MDA enviaram ofício ao Ministério da Fazenda afirmando que o cenário de “reconstrução das bases da economia do país” exige um “advogado atuante e experiente, que conheça as estruturas de mercado e, ao mesmo tempo, compreenda a função institucional da CVM e tenha noção da importância regulatória”. À época, as entidades não apoiavam nenhum nome específico.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!