Base da economia

ConJur estreia coluna sobre Direito do Agronegócio na próxima semana

Autor

30 de janeiro de 2017, 13h52

Um dos poucos setores a driblar a crise econômica, o agronegócio deve injetar R$ 237 bilhões na economia nacional neste ano, segundo a Confederação Nacional da Agricultura. Considerando a importância do segmento, responsável por cerca de 23% do PIB brasileiro, também na área jurídica, a revista eletrônica Consultor Jurídico estreará, na próxima semana, a coluna "Direito do Agronegócio".

São inúmeras as discussões e consequências jurídicas que merecem estudo e reflexão em relação a contratos, regimes de uso da terra, formas de atividades, contratos de trabalho, logística, produção industrial, regimes especiais de incentivos fiscais, crédito ou de seguros e Direito Ambiental, entre outros temas.

Além de essencial para a balança comercial do país, por força das exportações, o agronegócio resulta de uma ampla cadeia de atividades, desde a produção de insumos para a agropecuária até a distribuição dos produtos para o consumidor final.

Com isso, o Direito do Agronegócio ocupa-se não apenas das questões típicas do Direito da Terra, mas avança para os aspectos contratuais, empresariais, tributários ou administrativos que estejam relacionados com os ditos “produtos primários”.

A coluna será publicada semanalmente, às sextas-feiras, a partir do dia 10 de fevereiro, e contará com textos de diversos especialistas:

Fábio Pallaretti Calcini — advogado, sócio do escritório Brasil Salomão e Matthes advocacia, com atuação em agronegócio, doutor e mestre em Direito pela PUC-SP, pós-doutorando pela Universidade de Coimbra (Portugal), professor do Ibet e da FGV Direito-SP, onde coordenou o curso de Tributação no Agronegócio.

Fernando Campos Scaff — professor do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. É advogado, árbitro e sócio-fundador do escritório Campos Scaff Advogados.

Gustavo Ventura — advogado, sócio de Ventura, Leite e Tôrres Advogados, especialista em Direito Tributário pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e mestre pela PUC-SP. Professor de pós-graduação e presidente da comissão de Direito Financeiro do Instituto dos Advogados de Pernambuco.

Flavia Trentini — professora da Universidade de São Paulo e da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto. Doutora em Direito pela USP, com pós-doutorado em Administração/Economia das Organizações (FEA/USP). Atualmente é visiting professor na Scuola Universitaria Superiore Sant’anna (Itália). Tem experiência na área de Direito Privado, com ênfase em Direito Agroambiental.

Heleno Torres (colaborador eventual) professor de Direito Financeiro da Universidade de São Paulo e advogado. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!