Consultor Jurídico

Colunas

Análise Constitucional

Espanha mostra que posições morais são insuficientes para não nomear magistrado

Comentários de leitores

6 comentários

Perfeito.

Drake (Advogado Assalariado - Eleitoral)

É evidente que as convicções privadas e íntimas das pessoas não podem servir de fundamento, por si só, para que se lhes proíba do exercício de funções públicas cujos limites encontram sólidos limites legais e constitucionais.
Agora, eu particularmente vejo com bons olhos um candidato a Ministro do STF que adotou voto de pobreza. É imune à corrupção.
Quanto à acusação de intolerância, acho que o Advogado José deve preferir um muçulmano para ocupar uma cadeira no Supremo... Barbaridade.

Tautologia sob as vestes do direito comparado

Túlio R. (Outros)

tautologia
substantivo feminino
1. gram uso de palavras diferentes para expressar uma mesma ideia; redundância.

José, o "tolerante"

Roberto Cavalcanti (Advogado Autônomo - Administrativa)

A tolerância das conveniências do Seu José é a seguinte: "sou tolerante, desde que esta pessoa pense como eu".

Pergunta(s) que não quer(em) calar!

Persistente (Outros)

O articulista, propositadamente ou não, confunde as coisas.

Óbvio que a figura (e que figura!) cogitada, no ponto de vista estritamente jurídico, é passível em teoria de ser indicada ao Supremo. Mas não é disso que se trata!

O problema é saber que tipo de Suprema Corte queremos e, para isso, seria necessário responder a duas singelas indagações:

1 - É crível que alguém, associado uma organização arcaica e PROFUNDAMENTE INTOLERANTE, cujas ideias endossa, inclusive em textos pretensamente jurídicos, não seja também PROFUNDAMENTE INTOLERANTE?

2 - Se a resposta for negativa, é realmente possível, numa democracia ainda canhestra com a brasileira e na qual o Supremo tem papel fundamental na garantia de direitos fundamentais, TOLERARMOS UM INTOLERANTE na sua composição?

Com as devidas vênias, não acho que o STF seja o melhor lugar para neandertais, os quais têm o direito de existir, mas não o de inviabilizar a EXISTÊNCIA DOS OUTROS!

Posições morais

O IDEÓLOGO (Outros)

Em todas as sociedades e em todos os regimes e sistemas jurídicos, a lei é interpretada. Esta é uma forma de se compatibilizar os distintos interesses. O solipsismo, condenado pelo brilhante doutrinador Lenio Streck. sempre prevalecerá.
A lei pode definir determinado tipo de comportamento, como permitir o aborto, porém um intérprete conservador poderá delimitá-lo, assim como um liberal poderá ampliá-lo. E ambos com brilhantes argumentos.
A vida é isso. Um flutuar entre distintas posições morais.

O que ganha a conjur

_Eduardo_ (Outro)

Em publicar artigo que objetivo defender a nomeação de um candidato. Sinceramente, acho que uma empresa jornalística deve trabalhar de outra forma

Comentar

Comentários encerrados em 6/02/2017.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.