Proteção de patrimônio

Presidente da subseção de Diamantino da OAB-MT é preso por corrupção

Autor

23 de janeiro de 2017, 6h22

O presidente da subseção de Diamantino da seccional do Mato Grosso da OAB, Pérsio Oliveira Landim, foi preso nesta sexta-feira (20/1), em Santo Antônio do Leverger, por tentativa de falsidade ideológica e corrupção ativa, segundo o site G1.

De acordo com a Polícia Civil do MT, Landim tentou anular o contrato de hipoteca da fazenda de um cliente dele. Como o tabelião se recusou a aceitar a certidão assinada pelo advogado, este o ameaçou dizendo que, se não o fizesse, um veículo de imprensa poderia publicar reportagens com supostas irregularidades do cartório.  

A polícia também disse que esse cliente ofereceu sua fazenda em garantia em 2013 para obter um financiamento de R$ 22 milhões. Porém, ele não quitou o empréstimo, e teve seu imóvel executado pelo banco.

Investigação interna
Em nota, a OAB-MT afirmou que o presidente da entidade, Leonardo Campos, e o presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, André Stumpf, foram para Santo Antônio do Leverger – onde Landim está preso – para conferir se as garantias do advogado estão sendo respeitadas.

Além disso, a Ordem declarou que instaurará um processo no Tribunal de Ética e Disciplina para apurar as condutas éticas do advogado nesse caso. “Além de lamentar o ocorrido, a OAB-MT reforça que o vigor que a faz agir na defesa intransigente das prerrogativas é o mesmo para apurar de forma imparcial as condutas dos seus inscritos”. Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-MT.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!