A presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministra Cármen Lúcia, determinou que presidentes dos tribunais de Justiça de todo o país informem até a próxima terça-feira (17/1), com precisão, o número de processos penais não julgados em cada comarca.

Nelson Jr./SCO/STF
Em encontro com representantes das cortes, nesta quinta (12/1), a ministra também defendeu a necessidade de esforço concentrado nas varas criminais e de execução penal nos próximos 90 dias, com a designação de juízes auxiliares e servidores para realizar a tarefa. Sugeriu ainda que os desembargadores organizem reuniões imediatas com o Ministério Público, a Defensoria Pública e seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, para agilizar julgamentos.
Os pedidos foram feitos depois de uma série de mortes em unidades prisionais da região Norte. A presidente anunciou que o CNJ fará um censo penitenciário e um cadastro de presos do país, além de já ter criado um grupo especial de trabalho — integrado por 11 juízes de diferentes localidades —, com o objetivo de identificar os problemas nas varas de execução penal.
Cármen Lúcia afirmou ainda que o CNJ propôs uma reunião especial de juízes — já batizada com a sigla Resju — para o julgamento célere dos processos penais. “A situação é de emergência. As facções criminosas mais do que nunca dominam nos presídios”, declarou, no encontro. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.
Comentários de leitores
2 comentários
Iludido Advogado autônomo
Iludido (Advogado Autônomo - Civil)
Continuo afirmando que não é por ai que o Centro de operações jurisdicionais vai conseguir seu alento. Toda auditoria em qualquer matéria e qualquer empresa, deve ser feito como de fato é-o, por profissional fora do sítio operacional incluindo aí os "mui amigos".Pelos últimos acontecimento que já vêm deste Adão e Eva (Caim x Abel) que o homem é inimigo mortal do homem. De fato. Não tem com quem brigar, gladiar, falar mal e fazer maldade, então é o próprio homem sujeito ativo e passivo do mal e do bem. POR EXEMPLO: V. acredita mesmo nos dados estatísticos apontados pelo pessoal do governo do seu Brasil! Então, você vai mesmo para o céu. Dá mesma forma o salái mim do Brasil que segundo a CF. sitiada pela lei, dá para sobreviver o indivíduo neste ódio! Pergunte ao Dieese! Ou pergunte a fome. Confiar no homem é pecado segundo a Biblia, Jeremias, 17.
Portanto, jamais esqueça, que o advogado é quem conhece mesmo o judiciário e suas mazelas. PENSE NISSO!
Se o preço
Zé Machado (Advogado Autônomo - Trabalhista)
Se o preço da solução dos problemas reinantes no pais é a morte de dezenas de vítimas inocentes ou culpadas, é bom que os políticos abram os olhos e se acautelem!
Comentários encerrados em 20/01/2017.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.