Bomba-relógio

Ceará troca secretário de Justiça dois dias após rebeliões no estado

Autor

6 de janeiro de 2017, 18h26

O advogado Hélio Leitão não é mais o secretário de Justiça do Ceará. Ele foi substituído nesta sexta-feira (6/1) pela procuradora de Justiça Socorro França. Antes de assumir o posto, a nova secretária chefiou a Controladoria-Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário (CGD).

Assembleia Legislativa do Ceará
Hélio Leitão foi substituído pela procuradora Socorro França.
Assembleia Legislativa do Ceará

Leitão deixa o cargo dois dias depois que rebeliões ocorreram nas Casas de Privação Provisória da Liberdade (CPPLs). Os presos que lá estão foram transferidos em sua gestão por causa de conflitos entre as facções Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo, e a Família do Norte (FDN).

Em um dos conflitos entre as duas organizações criminosas, em Manaus, 56 presos foram mortos durante uma rebelião no Compaj. A transferência para as CPPLs, instaladas nos municípios de Itaitinga e Caucaia, envolveu mais de 900 presos.

A ideia era isolar as facções em presídios distintos para evitar confrontos. Ainda assim, nesta quarta-feira (4/1), uma rebelião começou no complexo penitenciário, mas foi contida pela tropa de choque cearense.

Governo do Ceará
Socorro França assume a pasta dias depois de uma rebelião nas CPPLs.
Governo do Ceará

Perfil da titular
Socorro França é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará, em Administração Pública pela Universidade Estadual do Ceará e em Economia pela Universidade Federal do Maranhão. Também tem mestrado em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará.

A nova secretária foi procuradora-geral da Justiça do Ceará por cinco mandatos, ouvidora-geral do estado, coordenadora-geral do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), assessora de Políticas Públicas sobre Drogas e membro do Conselho de Direitos Humanos estadual, assim como dos conselhos Superior do Ministério Público e Nacional de Defesa do Consumidor. Com informações da Assessoria de Imprensa do governo do Ceará.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!