Quarta de Cinzas

Nova versão do e-SAJ do TJ-SP passa a funcionar no dia 1º de março

Autor

26 de fevereiro de 2017, 9h08

O sistema processual eletrônico do Tribunal de Justiça de São Paulo, o e-SAJ, terá uma nova versão a partir da próxima quarta-feira (1º de março). A atualização conta com a adoção do complemento Web Signer, que irá substituir a tecnologia Java.

O Web Signer passará a ser usado porque o Java, que era o certificado digital aceito pelos os principais navegadores (Google Chrome, Mozila Firefox e Internet Explorer), deixará de ser usado. O Firefox oficializou que não dará mais suporte ao Java ainda no mês de março. O Chrome foi o primeiro a descontinuar o suporte, em agosto de 2015.

Os usuários deverão fazer o download do arquivo do Web Signer, que estará disponível no site do TJ-SP a partir do dia 1º, e instalar no computador. Até o dia 15 de março ainda será possível usar a versão antiga. Após essa data, o Java será removido do portal, ou seja, só será possível peticionar eletronicamente com a nova tecnologia.

"A nova versão do e-SAJ torna o peticionamento mais rápido. Em um clique, pode-se incluir até 20 documentos ao mesmo tempo no processo. O usuário também não precisará mais aguardar a compressão dos arquivos. Com a praticidade do drag and drop, é possível, facilmente, mover e soltar os itens”, explica Rafael Stabile, gerente de Operações da Softplan, empresa que desenvolve o SAJ em parceria com o TJ-SP.

Também no dia 1º, será lançado o Portal de Custas – Recolhimentos e Depósitos do Tribunal de Justiça de São Paulo, criado em parceria com o Banco do Brasil, que institui um mandado de levantamento eletrônico nos juizados especiais cíveis da capital paulista. Com o portal, as guias para taxas judiciárias (custas pelos atos processuais) e depósitos judiciais (quando o dinheiro fica guardado enquanto se discute o conflito) serão emitidas pelo próprio TJ-SP.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!