"Grave denúncia"

Ex-presidente Lula pede R$ 1 milhão à IstoÉ por danos morais em reportagem

Autor

24 de fevereiro de 2017, 9h52

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ajuizou nesta quinta-feira (23/2) uma ação de danos morais contra a revista IstoÉ, a editora Três, dois repórteres e sua fonte por causa de uma reportagem segundo a qual Lula recebeu dinheiro para facilitar contratos da Camargo Corrêa com a Petrobras. Conforme o pedido, a reportagem é mentirosa e “extremamente ofensiva” à honra de Lula. Ele pede indenização de R$ 1 milhão. A ação é assinada pelos advogados Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins.

Instituto Lula
Ex-presidente Lula ajuizou ação de danos morais contra a revista IstoÉ por reportagem publicada no sábado (18/2).
Instituto Lula

A reportagem a que o ex-presidente se refere foi capa da edição de sábado (18/2) da IstoÉ. O texto traz uma entrevista com Davinci Lourenço de Almeida em que ele diz ter entregue uma mala de dinheiro a Lula para que ele atravessasse negociações em nome da Camargo Corrêa. Na reportagem, Davinci Lourenço se diz ex-sócio de Fernando de Arruda Botelho, morto no início de 2016 num acidente de avião, ex-acionista da Camargo.

Lourenço também se diz “químico sem formação superior”. À IstoÉ, Lourenço disse ser amigo de Arruda Botelho e ter participado de reuniões com Dalton Avancini, ex-presidente da construtora. A revista afirma que Lourenço “acompanhou de perto o cotidiano da família” e “chegou a fixar residência na fazenda da empreiteira situada no interior paulista”.

“Como se vê, o cenário fático delineado pela publicação induz o leitor a acreditar que se trata de uma importante testemunha”, diz a ação de Lula. “Uma grave denúncia jamais poderia ser ignorada pelo Poder Público e pela sociedade. Porém, o que se verifica é que a denúncia em tela é absolutamente mentirosa e inventada por um farsante que almeja apenas momentos de fama instantânea às custas de quem quer que seja.”

Clique aqui para ler a inicial da ação.
1004316-06.2017.8.26.0654

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!