Biênio 2017-2018

Ministro José Coêlho Ferreira é o novo presidente do STM

Autor

19 de fevereiro de 2017, 12h02

O ministro José Coêlho Ferreira foi eleito presidente do Superior Tribunal Militar para o biênio 2017/2018. O magistrado é civil e ocupa uma das três cadeiras destinadas a advogados. Ferreira é o decano da corte e foi ouvidor da Justiça Militar da União. Seu vice será o general-de-Exército Lúcio Mário de Barros Góes.

O STM é composto por 15 ministros, sendo 10 militares e 5 civis, assim distribuídos: três almirantes da Marinha, quatro generais do Exército, três brigadeiros da Aeronáutica, todos do último posto da carreira militar, três advogados, um integrante do Ministério Público Militar e um juiz-auditor.  

TJM-SP
Ministro José Coêlho Ferreira (à esq.) é o novo presidente do STM
TJM-SP

Biografias
Nascido em Novo Oriente (CE), o ministro José Coêlho Ferreira formou-se em Direito em 1973, pela Universidade de Brasília (UnB).

Já atuou como agente de polícia no DF, assistente jurídico do extinto Departamento Administrativo do Serviço Público e advogado do Banco Central, onde foi procurador-geral do órgão (fevereiro de 1995 e setembro de 2001). Nomeado ministro do STM, tomou posse em 11 de setembro de 2001. Foi vice-presidente da corte no biênio 2007/2009 e Diretor do Centro de Estudos Judiciários da Justiça Militar da União por dois anos.

YouTube
Lúcio Mário de Barros Góes é o novo vice-presidente do STM.
YouTube

Já o vice-presidente eleito, Lúcio Mário de Barros Góes, é natural de Recife (PE). Estudou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas (SP), e formou-se oficial de infantaria na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Promovido a general do Exército em 2010, comandou o Batalhão da Guarda Presidencial e a 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé (AM). Foi também adido junto à Embaixada do Brasil na França e chefe do Departamento-Geral do Pessoal, em Brasília (DF). Foi nomeado ministro do Superior Tribunal Militar em 2012. Com informações da Assessoria de Imprensa do STM.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!