Etapa necessária

Membro do MP deve passar por exame psicotécnico para renovar porte de arma

Autor

30 de dezembro de 2017, 14h52

Os membros do Ministério Público devem passar por exame psicotécnico para renovar o registro de porte de armas. O entendimento é da 3ª Vara Federal em Pernambuco.

stock.xchng
Promotor alegou que precisa da
arma por exercer atividade de risco.
Reprodução

A tese foi defendida pela Advocacia-Geral da União em ação ajuizada por um promotor de Justiça que atua em Pernambuco após a Polícia Federal exigir que um exame para a renovação de seu porte de arma.

O promotor de Justiça alegou que o mesmo exame de aptidão psicológica foi exigido para assumir o cargo, o que já confirmaria sua capacidade para portar armas de fogo. Argumentou também que a Lei Orgânica do Ministério Público (Lei 8.625/93) garante o porte de armas a seus membros, independentemente de atos formais de licença e autorização.

Destacou ainda que exerce atividade de risco que justifica a garantia do porte de armas. Por esse motivo, o Estatuto do Desarmamento não poderia se sobrepor à Lei 8.625. A AGU, por outro lado, afirmou ser necessário comprovar a capacidade técnica e a aptidão psicológica para o registro de arma de fogo, pois a medida está prevista não só no Estatuto do Desarmamento, mas também no artigo 12 do Decreto 5.123/04.

A AGU também citou que há jurisprudência sobre o tema, por exemplo, o Recurso Especial 1.327.796. No caso, o Superior Tribunal de Justiça reconheceu que o Estatuto do Desarmamento exige a aprovação no exame até mesmo para agentes que possuem autorização legal para o porte ou a posse de arma.

A 3ª Vara do Tribunal Regional Federal em Pernambuco acolheu os argumentos da AGU e indeferiu o pedido do promotor. Com informações da Assessoria de Imprensa da AGU.

Processo 0817692-36.2017.4.05.8300

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!