Retrospectiva 2017

Decisão do Supremo que impede MP de perdoar delator foi destaque em novembro

Autor

30 de dezembro de 2017, 6h00

Spacca
A decisão que mais abalou o mundo jurídico em novembro foi assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal: ele se negou a homologar acordo de delação premiada enviado à corte pela Procuradoria-Geral da República. O termo, assinado com o publicitário Renato Barbosa Rodrigues Pereira em investigação sobre crimes eleitorais, estipulava perdão judicial para vários delitos mesmo antes de ação penal.

Para o ministro, a PGR tentou substituir, “e de forma antecipada”, o Judiciário. Ele afirmou que, embora a Lei das Organizações Criminosas autorize o benefício, cabe ao Ministério Público apenas encaminhar pedido ao juiz.

Ainda segundo Lewandowski, procuradores tentaram legislar ao fixar regime inicial fechado “mitigado” pelo recolhimento noturno e prestação de serviços comunitários, além de fixar prazos e marcos legais para prescrição, todos diferentes do previsto em lei.

 

STJ publica súmula que considera estupro sexo com menor de 14 anos

Desembargador do TRF-4 mantém grampos de advogados em ações contra Lula

Publicada a Lei 13.505/2017, que altera trechos da Lei Maria da Penha;
TJ-RJ decide extinguir câmaras especializadas em Direito do Consumidor

Entra em vigor a reforma trabalhista

Lewandowski se nega a homologar acordo de delação enviado pela PGR;
Governo edita MP para mexer em pontos da reforma trabalhista;
Publicada a Lei 13.506/2017, que permite ao BC e à CVM firmar leniência

TRF-2 determina prisão de presidente da Alerj e de outros dois deputados;

Assembleia do RJ revoga prisão de deputados;
BC emite alerta sobre moedas virtuais

Em súmula, STJ afasta insignificância em crimes contra o poder público

TRF-4 reduz pena de Eduardo Cunha;
Receita obriga declaração de recebimentos a partir de R$ 30 mil em dinheiro

STJ aprova súmula sobre aplicação da Lei Maria da Penha;
PF prende Anthony Garotinho e Rosinha Matheus

STF forma maioria para restringir foro por prerrogativa de função;
Publicada a Lei 13.509/2017, com mudanças nas regras de adoção

Supremo autoriza São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Sul a proibir amianto

 

Foro por prerrogativa
O Supremo Tribunal Federal sinalizou nova mudança na jurisprudência da corte em novembro: oito ministros votaram por restringir o foro por prerrogativa de função para parlamentares. Mesmo sem chegar a um ponto final no julgamento — suspenso por pedido de vista —, o STF tem maioria para que deputados federais e senadores respondam a processos em primeiro grau quando o crime imputado tiver sido praticado antes do mandato.

O caso é representativo, porque já dura quase dez anos: Marcos da Rocha Mendes começou a ser julgado em 2013 no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, quando era prefeito de Cabo Frio. Encerrado o mandato, a ação foi para a primeira instância. Em 2015, quando ele se tornou deputado, os autos foram ao STF. Mas Mendes abriu mão do cargo quando o processo estava liberado para ser julgado pela 1ª Turma.

Para o ministro Dias Toffoli, que pediu vista, é preciso avaliar as consequências da decisão. Ele rebateu críticas sobre a lentidão da corte para julgar parlamentares em matérias criminais. O relator do voto condutor é o ministro Luís Roberto Barroso.

Controle de constitucionalidade
Ao julgar, em novembro, leis estaduais que proíbem o amianto, o Supremo Tribunal Federal fez mais do que manter as normas em vigor: a corte criou nova forma de controle de constitucionalidade de leis, chamada de declaração incidental com efeito vinculante. Reportagem da ConJur aponta que o STF inovou e dispensou a necessidade de o Senado editar resolução suspendendo a execução da lei, como manda a Constituição.

Na prática, o Plenário declarou uma lei inconstitucional para declarar a validade de outras que conflitavam com a primeira. Para a presidente da corte, ministra Cármen Lúcia, a decisão sinaliza “evolução jurisprudencial” no sentido de que o STF pode julgar não só normas legais, mas o assunto nelas tratados. 

A ministra Rosa Weber, relatora de dois processos sobre o tema, considera, no mérito, que proibir o amianto crisotila — usado principalmente na produção de telhas — segue preceitos constitucionais de proteção à vida, à saúde humana e ao meio ambiente.

Reprodução
Entrevista do mês
Em novembro, a ConJur conversou advogado Ivo Gico Júnior, doutor em Direito e Economia. Para ele, o Judiciário brasileiro tende ao colapso por privatizar os ganhos e socializar os custos.

Leia outras entrevistas:
* Alexandre Zavaglia Coelho, advogado e diretor do IDP-SP: "O limite para os robôs são os limites éticos e as prerrogativas de cada profissão"
* André Tredinnick, juiz de Família do Rio de Janeiro: "Judiciário exerce poder autoritário na sociedade sem promover pacificação"
* Benjamin Zymler, conselheiro do TCU: "Como pessoa jurídica, Petrobras é autora e vítima dos mesmos atos ilícitos"
* Paulo Dimas Mascaretti, presidente do TJ-SP: "Vara especializada em Direito Empresarial é caminho para atrair investimentos"
* Claudio Lamachia, presidente do Conselho Federal da OAB: "MPT mostra falta de noção de prioridade ao combater advogado associado"
* Rodrigo Mutti, advogado especialista em conciliação: "Legislação atual tem todas as ferramentas necessárias para a conciliação"

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!