Chances diferentes

Concessão de Habeas Corpus é maior entre os ministros da 2ª Turma do STF

Autor

26 de dezembro de 2017, 10h57

As duas turmas do Supremo Tribunal Federal apresentam significativa diferença no número de Habeas Corpus concedidos. Enquanto a 1ª Turma atendeu, total ou parcialmente, 16% dos pedidos entre junho de 2015 e outubro de 2017, a 2ª decidiu pró-réu em 40% dos casos. É o que mostra um levantamento do jornal O Estado de S. Paulo, publicado nesta terça-feira (26/12).

O período analisado abrange desde o primeiro mês em que o ministro Luiz Edson Fachin, penúltimo a tomar posse, passou a integrar a corte. Os números totais de decisões não foram divulgados.

A pesquisa revela que 89% das decisões finais sobre HCs foram monocráticas. Das 16.403 solicitações julgadas, mais de 14 mil foram por decisão de um ministro.

Ainda segundo a reportagem, a 1ª Turma avaliou que 489 pedidos de liberdade não tinham mais razão de ser analisados – processos chamados de “prejudicados”. Já a 2ª Turma teve a mesma decisão apenas três vezes, de junho de 2015 até outubro deste ano.

O professor Thiago Bottino, da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro, declarou ao jornal que a discrepância nos números sinaliza que o Supremo não cumpre papel de garantir a igualdade. Embora as decisões devam ser analisadas conforme o caso concreto, ele entende que a jurisprudência deve ser “previsível e estável”, e não uma “loteria”.

Compõem o primeiro colegiado os ministros Marco Aurélio, Luiz Fux, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. No segundo estão Celso de Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Fachin.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!