Ampla defesa

Ministro Gilmar Mendes garante acesso de Joesley Batista aos autos da CPMI da JBS

Autor

11 de dezembro de 2017, 18h57

Os investigados em Comissão Parlamentar Mista de Inquérito têm direito a ter acesso aos autos que são usados nas acusações. Este é o entendimento do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que acolheu pedido do empresário Joesley Batista para ter acesso aos documentos na CPMI que investiga a relação da JBS com o BNDES.

Rovena Rosa/Agência Brasil
Senador negou que defesa de Joesley Batista tivesse acesso aos autos alegando que em CPMIS o princípio da ampla defesa não é aplicável em sua plenitude.
Rovena Rosa/Agência Brasil

Na decisão desta segunda-feira (11/12), Gilmar desautorizou o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), que tinha negado que a defesa de Joesley tivesse acesso aos autos, alegando que em uma CPMI os princípios da ampla defesa e do contraditório não são aplicáveis em sua plenitude. O ministro afirmou que a Súmula Vinculante 14 é um dos institutos garante esse direito à defesa.

“Não bastasse isso, a legislação ordinária em vigor claramente assegura o direito em questão. As alterações no Estatuto da Advocacia promovidas pela Lei 13.245/16 conferem ao advogado a prerrogativa de examinar e copiar peças ‘em qualquer instituição responsável por conduzir investigação’, exibindo, no caso de sigilo, procuração (art. 7º, XIV e § 10)”, disse3 Gilmar.

O ministro ponderou que a lei prevê algumas exceções no acesso amplo à documentação da investigação, mas elas não foram mencionadas e não aparentam estar presentes no caso.

Em seu pedido, Joesley pedia que fosse tratado da mesma forma que Marcelo Miller. O ex-promotor é investigado na CPMI da JBS e teve o direito de acessar os autos que se referem a ele na investigação.

Clique aqui para ler a decisão. 

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!