Análise contemporânea

Nova publicação do IBCCrim quer unir academia e casos concretos

Autor

28 de agosto de 2017, 10h45

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais anunciará nesta terça-feira (29/8) uma nova publicação acadêmica com o objetivo de analisar problemas concretos do Direito Penal. O Jornal de Ciências Criminais será lançado em novembro, com previsão de três edições online por ano, que devem ser reunidas depois em uma versão impressa.

A chamada de artigos será oficializada durante o 23º Seminário Internacional de Ciências Criminais, em São Paulo. Interessados terão prazo para enviar textos de 15 a 20 páginas, e as produções serão avaliadas por um conselho editorial formado por oito membros.

Estão entre os conselheiros Luís Greco, da Universidade de Augsburg (Alemanha); Fábio D’Ávila; Frederico Horta (UFMG) e Thiago Bottino (FGV Direito Rio).

A ideia é que 25% dos artigos sejam em língua estrangeira, inéditos no Brasil, de acordo com a coordenadora e editora-chefe, Marina Pinhão Coelho. Ela afirma que o objetivo é criar um espaço de excelência no Brasil para análise racional de jurisprudência com base na doutrina sobre temas da atualidade, como delação premiada e critérios sobre a definição de lavagem de dinheiro.

Marina Coelho era responsável pela Revista Brasileira de Ciências Criminais, que recentemente subiu no conceito Capes (de B1 para A1). Segundo ela, a nova publicação vai discutir temas de forma mais aprofundada. O IBCCrim também já conta com um boletim mensal.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!