Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Caixa dois

Ministra Rosa Weber autoriza abertura de inquérito contra José Serra

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, atendeu pedido da Procuradoria-Geral da República e autorizou a abertura de inquérito contra o senador José Serra (PSDB-SP). Com a decisão, baseada na delação premiada de executivos da JBS, o parlamentar será investigado por possível omissão de dados na prestação de contas de campanha quando era candidato à Presidência da República, em 2010.

Serra será investigado por possível omissão de dados na prestação de contas de campanha quando era candidato à Presidência da República, em 2010. 
Reprodução

A magistrada autorizou a oitiva de pessoas ligadas às empresas por onde teriam passado os R$ 7 milhões não declarados, além de ter determinado a tomada de depoimento de Serra. Ela deu prazo de 60 dias para a Polícia Federal concluir as diligências.

A ministra entendeu que as diligências requeridas por Janot são “proporcionais sob o ângulo da adequação, razoáveis sob as perspectivas dos bens jurídicos envolvidos e úteis quanto à possível de descoberta de novos elementos que permitam a investigação avançar”. Para ela, ouvir os representantes das empresas é um ponto de partida para aprofundar as apurações, pois eles teriam sido os responsáveis por emitir “notas fiscais que deram lastro à suposta contribuição eleitoral não contabilizada”.

O pedido de abertura de inquérito havia sido apresentado em julho pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Mais tarde, o PGR também requereu a redistribuição do processo, por entender que o caso não tem relação com as fraudes investigadas na "lava jato" e que não precisava ser relatado por Luiz Edson Fachin. Rosa Weber, então, passou a conduzir o caso.

Revista Consultor Jurídico, 28 de agosto de 2017, 20h59

Comentários de leitores

3 comentários

E a musiquinha...

Touro Reprodutor (Funcionário público)

E a musiquinha da campanha do careca de 2010? Dizia que o Serra é gente boa, que o Serra é do bem... Hummhummhumm... sei!
A casa caiu, PSDB, PMDB e PT precisam ser extirpados da política brasileira!

palhaçada

marias (Contabilista)

Todos sabemos que isto é só fachada, pois o PSDB e blindado pelas mídias e pelo judiciario.....e se não for PT, o resto não vem ao caso

PSDB

O IDEÓLOGO (Outros)

Ninguém do PSDB vai escapar. Nem aquele autoritário do Aluísio Nunes Ferreira, que passará a passarinho na cela do Fernandinho Beira-Mar.

Comentários encerrados em 05/09/2017.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.